Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Amaro, Rosana | - |
dc.contributor.author | Baxto, Welinton | - |
dc.contributor.author | Soares, Jitone Leônidas | - |
dc.contributor.author | Feres Neto, Alfredo | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T17:18:32Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13T17:18:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-09 | - |
dc.identifier.citation | AMARO, Rosana et al. Situação de aprendizagem na formação docente: aproximação pedagógica e tecnológica. Cad. Aplicação, Porto Alegre, n. 36, 2023. DOI: Cad. Aplicação. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133844. Acesso em: 13 nov. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50890 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo pesquisar a disciplina de estágio supervisionado na perspectiva
da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, na prática
docente. Buscou-se contextualizar a Educação Física na área de linguagens, e para tanto, recorreu-se
aos seus antecedentes curriculares. Assim, refletiu-se sobre a cultura digital num olhar da Base
Nacional Comum Curricular. Apoiou-se na abordagem metodológica qualitativa e exploratório-
descritivo. Os achados da pesquisa, em grande medida, constituíram-se na proposta das estratégias
didáticas e práticas em duas disciplinas de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em
Educação Física da Universidade de Brasília, na ocasião do Ensino Remoto Emergencial, no contexto
da pandemia do COVID-19. Os achados demonstraram que as estratégias didáticas e práticas
pedagógicas foram experiências inovadoras. Por outro, evidenciaram a necessidade do
desenvolvimento de competência digital, na prática dos futuros docentes, na perspectiva da Educação
Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Situação de aprendizagem na formação docente : aproximação pedagógica e tecnológica | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação física - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.rights.license | (CC-BY-NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22456/2595-4377.133844 | pt_BR |
dc.relation.publisherversion | https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133844 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims to research the discipline of supervised internship from the perspective of
Physical Education and the application of Digital Information and Communication Technologies in
Teaching. We sought to contextualize Physical Education in the area of languages, using its curricular
antecedents. Thus, the focus was the digital culture approach presented on the National Common
Curricular Based on a qualitative and exploratory-descriptive methodological approach. The research
findings feature a proposal of didactic and practical strategies in two disciplines of supervised internship of the Physical Education Degree course at the University of Brasilia on the occasion of
Emergency Remote Teaching, due to the COVID-19 pandemics context. The findings demonstrated
that the didactic strategies and pedagogical practices were innovative experiences. On the other hand,
they showed the need to develop digital competence, in the practice of future teachers, from the
perspective of Physical Education and the application of Digital Information and Communication
Technologies. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5350-0277 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6716-7353 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7246-7759 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9826-3762 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Ministério da Educação | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|