Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50890
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SituacaoAprendizagemFormação.pdf705,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmaro, Rosana-
dc.contributor.authorBaxto, Welinton-
dc.contributor.authorSoares, Jitone Leônidas-
dc.contributor.authorFeres Neto, Alfredo-
dc.date.accessioned2024-11-13T17:18:32Z-
dc.date.available2024-11-13T17:18:32Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.citationAMARO, Rosana et al. Situação de aprendizagem na formação docente: aproximação pedagógica e tecnológica. Cad. Aplicação, Porto Alegre, n. 36, 2023. DOI: Cad. Aplicação. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133844. Acesso em: 13 nov. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50890-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo pesquisar a disciplina de estágio supervisionado na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, na prática docente. Buscou-se contextualizar a Educação Física na área de linguagens, e para tanto, recorreu-se aos seus antecedentes curriculares. Assim, refletiu-se sobre a cultura digital num olhar da Base Nacional Comum Curricular. Apoiou-se na abordagem metodológica qualitativa e exploratório- descritivo. Os achados da pesquisa, em grande medida, constituíram-se na proposta das estratégias didáticas e práticas em duas disciplinas de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília, na ocasião do Ensino Remoto Emergencial, no contexto da pandemia do COVID-19. Os achados demonstraram que as estratégias didáticas e práticas pedagógicas foram experiências inovadoras. Por outro, evidenciaram a necessidade do desenvolvimento de competência digital, na prática dos futuros docentes, na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSituação de aprendizagem na formação docente : aproximação pedagógica e tecnológicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação física - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subject.keywordCultura digitalpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia digitalpt_BR
dc.rights.license(CC-BY-NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/2595-4377.133844pt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133844pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to research the discipline of supervised internship from the perspective of Physical Education and the application of Digital Information and Communication Technologies in Teaching. We sought to contextualize Physical Education in the area of languages, using its curricular antecedents. Thus, the focus was the digital culture approach presented on the National Common Curricular Based on a qualitative and exploratory-descriptive methodological approach. The research findings feature a proposal of didactic and practical strategies in two disciplines of supervised internship of the Physical Education Degree course at the University of Brasilia on the occasion of Emergency Remote Teaching, due to the COVID-19 pandemics context. The findings demonstrated that the didactic strategies and pedagogical practices were innovative experiences. On the other hand, they showed the need to develop digital competence, in the practice of future teachers, from the perspective of Physical Education and the application of Digital Information and Communication Technologies.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5350-0277pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6716-7353pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7246-7759pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9826-3762pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.affiliationMinistério da Educaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.