http://repositorio.unb.br/handle/10482/50890
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_SituacaoAprendizagemFormação.pdf | 705,35 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Situação de aprendizagem na formação docente : aproximação pedagógica e tecnológica |
Auteur(s): | Amaro, Rosana Baxto, Welinton Soares, Jitone Leônidas Feres Neto, Alfredo |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0001-5350-0277 https://orcid.org/0000-0002-6716-7353 https://orcid.org/0000-0001-7246-7759 https://orcid.org/0000-0001-9826-3762 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física Ministério da Educação Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física |
Assunto:: | Professores de educação física - formação Ensino remoto emergencial Cultura digital Tecnologia digital |
Date de publication: | 9-nov-2023 |
Editeur: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Référence bibliographique: | AMARO, Rosana et al. Situação de aprendizagem na formação docente: aproximação pedagógica e tecnológica. Cad. Aplicação, Porto Alegre, n. 36, 2023. DOI: Cad. Aplicação. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133844. Acesso em: 13 nov. 2024. |
Résumé: | Este artigo tem por objetivo pesquisar a disciplina de estágio supervisionado na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, na prática docente. Buscou-se contextualizar a Educação Física na área de linguagens, e para tanto, recorreu-se aos seus antecedentes curriculares. Assim, refletiu-se sobre a cultura digital num olhar da Base Nacional Comum Curricular. Apoiou-se na abordagem metodológica qualitativa e exploratório- descritivo. Os achados da pesquisa, em grande medida, constituíram-se na proposta das estratégias didáticas e práticas em duas disciplinas de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília, na ocasião do Ensino Remoto Emergencial, no contexto da pandemia do COVID-19. Os achados demonstraram que as estratégias didáticas e práticas pedagógicas foram experiências inovadoras. Por outro, evidenciaram a necessidade do desenvolvimento de competência digital, na prática dos futuros docentes, na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. |
Abstract: | This article aims to research the discipline of supervised internship from the perspective of Physical Education and the application of Digital Information and Communication Technologies in Teaching. We sought to contextualize Physical Education in the area of languages, using its curricular antecedents. Thus, the focus was the digital culture approach presented on the National Common Curricular Based on a qualitative and exploratory-descriptive methodological approach. The research findings feature a proposal of didactic and practical strategies in two disciplines of supervised internship of the Physical Education Degree course at the University of Brasilia on the occasion of Emergency Remote Teaching, due to the COVID-19 pandemics context. The findings demonstrated that the didactic strategies and pedagogical practices were innovative experiences. On the other hand, they showed the need to develop digital competence, in the practice of future teachers, from the perspective of Physical Education and the application of Digital Information and Communication Technologies. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Licença:: | (CC-BY-NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. |
DOI: | https://doi.org/10.22456/2595-4377.133844 |
metadata.dc.relation.publisherversion: | https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133844 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.