Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Bomfim, Vanessa Martins Farias Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T12:11:25Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T12:11:25Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BOMFIM, Vanessa Martins Farias Alves. A educação no sistema prisional do Distrito Federal: o olhar para além das grades. Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 2, n. 01, p. 220-252, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/43919. Acesso em: 19 nov. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50949 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo promover a percepção dos mecanismos de negação de
direitos, oriundos de um projeto colonizador que estigmatiza e reforça o estereótipo de
grande parte dos indivíduos que se encontram em restrição de liberdade. Seguindo essa
lógica, institui-se um ciclo ininterrupto, do qual a sociedade se utiliza para justificar a negação
de direitos, ampliando as desigualdades sociais no Brasil, em uma espécie de vingança
constante. Como viés metodológico, fez-se uso de pesquisa biográfica, que buscou valorizar o
sujeito e sua subjetividade, privilegiando as narrativas autobiográficas de experiências vividas
nas prisões. Assim, a partir dessas narrativas e à luz de estudos empreendidos por diversos
autores, foi possível evidenciar o descaso e a negligência do Estado com as pessoas privadas
de liberdade, permitindo tecer reflexões em torno da necessidade de ofertar uma educação
que incentive o protagonismo, a liberdade e a emancipação como mecanismo de socialização
da pessoa privada de liberdade e das pessoas que atuam no sistema prisional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília - Criminologia, Estudos Étnicos-Raciais e de Gênero | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A educação no sistema prisional do Distrito Federal : o olhar para além das grades | pt_BR |
dc.title.alternative | Education in the prison system of the Federal District : the look beyond the bars | pt_BR |
dc.title.alternative | Educación en el sistema penitenciario del Distrito Federal : la mirada más allá de las prisiones | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Encarceramento em massa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação emancipadora | pt_BR |
dc.rights.license | (Copyright (c) 2022 Vanessa Martins Farias Alves Bomfim (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/43919. Acesso em: 19 nov. 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims to promote the perception of two mechanisms of denial of rights,
arising from a colonizing project that stigmatizes and reinforces or stereotypes most of the
two individuals who are in restriction of freedom. Following this logic, an uninterrupted cycle
is established, in which society is used to justify the denial of rights, expanding social
inequalities in Brazil, in a kind of constant claim. As a methodological view, biographical
research was used, which sought to value the subject and his subjectivity, privileging
autobiographical narratives of experiences lived in prison. Thus, based on these narratives and
in the light of studies carried out by several authors, it was possible to demonstrate the neglect and negligence of the State with people deprived of liberty, allowing reflections on the need
to offer an education that stimulates or protagonism, freedom and emancipation as a
mechanism for the socialization of persons deprived of their liberty and of persons working in
the prison system. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El presente estudio tiene como objetivo promover la percepción de dos mecanismos de
negación de derechos, derivados de un proyecto colonizador que estigmatiza y refuerza o
estereotipa a la mayoría de los dos sujetos que se encuentran en restricción de libertad.
Siguiendo esa lógica, se establece un ciclo ininterrumpido, en el que la sociedad es utilizada
para justificar la negación de derechos, ampliando las desigualdades sociales en Brasil, en una
especie de reclamo constante. Como mirada metodológica, se utilizó la investigación
biográfica, que buscó valorar al sujeto y su subjetividad, privilegiando relatos autobiográficos
de experiencias vividas en prisión. Así, con base en estas narrativas y a la luz de estudios
realizados por varios autores, fue posible evidenciar el descuido y la negligencia del Estado
con las personas privadas de libertad, permitiendo reflexionar sobre la necesidad de ofrecer
una educación que estimule o protagonice, libertad y emancipación como mecanismo de
socialización de las personas privadas de libertad y de las personas que trabajan en el sistema
penitenciario. | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|