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ARTIGO_EducacaoSistemaPrisional.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBomfim, Vanessa Martins Farias Alves-
dc.date.accessioned2024-11-19T12:11:25Z-
dc.date.available2024-11-19T12:11:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBOMFIM, Vanessa Martins Farias Alves. A educação no sistema prisional do Distrito Federal: o olhar para além das grades. Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 2, n. 01, p. 220-252, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/43919. Acesso em: 19 nov. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50949-
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo promover a percepção dos mecanismos de negação de direitos, oriundos de um projeto colonizador que estigmatiza e reforça o estereótipo de grande parte dos indivíduos que se encontram em restrição de liberdade. Seguindo essa lógica, institui-se um ciclo ininterrupto, do qual a sociedade se utiliza para justificar a negação de direitos, ampliando as desigualdades sociais no Brasil, em uma espécie de vingança constante. Como viés metodológico, fez-se uso de pesquisa biográfica, que buscou valorizar o sujeito e sua subjetividade, privilegiando as narrativas autobiográficas de experiências vividas nas prisões. Assim, a partir dessas narrativas e à luz de estudos empreendidos por diversos autores, foi possível evidenciar o descaso e a negligência do Estado com as pessoas privadas de liberdade, permitindo tecer reflexões em torno da necessidade de ofertar uma educação que incentive o protagonismo, a liberdade e a emancipação como mecanismo de socialização da pessoa privada de liberdade e das pessoas que atuam no sistema prisional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília - Criminologia, Estudos Étnicos-Raciais e de Gêneropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação no sistema prisional do Distrito Federal : o olhar para além das gradespt_BR
dc.title.alternativeEducation in the prison system of the Federal District : the look beyond the barspt_BR
dc.title.alternativeEducación en el sistema penitenciario del Distrito Federal : la mirada más allá de las prisionespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEncarceramento em massapt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordExclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordEducação emancipadorapt_BR
dc.rights.license(Copyright (c) 2022 Vanessa Martins Farias Alves Bomfim (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/43919. Acesso em: 19 nov. 2024.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to promote the perception of two mechanisms of denial of rights, arising from a colonizing project that stigmatizes and reinforces or stereotypes most of the two individuals who are in restriction of freedom. Following this logic, an uninterrupted cycle is established, in which society is used to justify the denial of rights, expanding social inequalities in Brazil, in a kind of constant claim. As a methodological view, biographical research was used, which sought to value the subject and his subjectivity, privileging autobiographical narratives of experiences lived in prison. Thus, based on these narratives and in the light of studies carried out by several authors, it was possible to demonstrate the neglect and negligence of the State with people deprived of liberty, allowing reflections on the need to offer an education that stimulates or protagonism, freedom and emancipation as a mechanism for the socialization of persons deprived of their liberty and of persons working in the prison system.pt_BR
dc.description.abstract2El presente estudio tiene como objetivo promover la percepción de dos mecanismos de negación de derechos, derivados de un proyecto colonizador que estigmatiza y refuerza o estereotipa a la mayoría de los dos sujetos que se encuentran en restricción de libertad. Siguiendo esa lógica, se establece un ciclo ininterrumpido, en el que la sociedad es utilizada para justificar la negación de derechos, ampliando las desigualdades sociales en Brasil, en una especie de reclamo constante. Como mirada metodológica, se utilizó la investigación biográfica, que buscó valorar al sujeto y su subjetividad, privilegiando relatos autobiográficos de experiencias vividas en prisión. Así, con base en estas narrativas y a la luz de estudios realizados por varios autores, fue posible evidenciar el descuido y la negligencia del Estado con las personas privadas de libertad, permitiendo reflexionar sobre la necesidad de ofrecer una educación que estimule o protagonice, libertad y emancipación como mecanismo de socialización de las personas privadas de libertad y de las personas que trabajan en el sistema penitenciario.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
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