Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50949
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EducacaoSistemaPrisional.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A educação no sistema prisional do Distrito Federal : o olhar para além das grades
Otros títulos : Education in the prison system of the Federal District : the look beyond the bars
Educación en el sistema penitenciario del Distrito Federal : la mirada más allá de las prisiones
Autor : Bomfim, Vanessa Martins Farias Alves
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Assunto:: Encarceramento em massa
Racismo
Exclusão social
Educação de jovens e adultos
Educação emancipadora
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília - Criminologia, Estudos Étnicos-Raciais e de Gênero
Citación : BOMFIM, Vanessa Martins Farias Alves. A educação no sistema prisional do Distrito Federal: o olhar para além das grades. Revista Latino-Americana de Criminologia, [S. l.], v. 2, n. 01, p. 220-252, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/43919. Acesso em: 19 nov. 2024.
Resumen : O presente estudo teve por objetivo promover a percepção dos mecanismos de negação de direitos, oriundos de um projeto colonizador que estigmatiza e reforça o estereótipo de grande parte dos indivíduos que se encontram em restrição de liberdade. Seguindo essa lógica, institui-se um ciclo ininterrupto, do qual a sociedade se utiliza para justificar a negação de direitos, ampliando as desigualdades sociais no Brasil, em uma espécie de vingança constante. Como viés metodológico, fez-se uso de pesquisa biográfica, que buscou valorizar o sujeito e sua subjetividade, privilegiando as narrativas autobiográficas de experiências vividas nas prisões. Assim, a partir dessas narrativas e à luz de estudos empreendidos por diversos autores, foi possível evidenciar o descaso e a negligência do Estado com as pessoas privadas de liberdade, permitindo tecer reflexões em torno da necessidade de ofertar uma educação que incentive o protagonismo, a liberdade e a emancipação como mecanismo de socialização da pessoa privada de liberdade e das pessoas que atuam no sistema prisional.
Abstract: The present study aims to promote the perception of two mechanisms of denial of rights, arising from a colonizing project that stigmatizes and reinforces or stereotypes most of the two individuals who are in restriction of freedom. Following this logic, an uninterrupted cycle is established, in which society is used to justify the denial of rights, expanding social inequalities in Brazil, in a kind of constant claim. As a methodological view, biographical research was used, which sought to value the subject and his subjectivity, privileging autobiographical narratives of experiences lived in prison. Thus, based on these narratives and in the light of studies carried out by several authors, it was possible to demonstrate the neglect and negligence of the State with people deprived of liberty, allowing reflections on the need to offer an education that stimulates or protagonism, freedom and emancipation as a mechanism for the socialization of persons deprived of their liberty and of persons working in the prison system.
Resumen: El presente estudio tiene como objetivo promover la percepción de dos mecanismos de negación de derechos, derivados de un proyecto colonizador que estigmatiza y refuerza o estereotipa a la mayoría de los dos sujetos que se encuentran en restricción de libertad. Siguiendo esa lógica, se establece un ciclo ininterrumpido, en el que la sociedad es utilizada para justificar la negación de derechos, ampliando las desigualdades sociales en Brasil, en una especie de reclamo constante. Como mirada metodológica, se utilizó la investigación biográfica, que buscó valorar al sujeto y su subjetividad, privilegiando relatos autobiográficos de experiencias vividas en prisión. Así, con base en estas narrativas y a la luz de estudios realizados por varios autores, fue posible evidenciar el descuido y la negligencia del Estado con las personas privadas de libertad, permitiendo reflexionar sobre la necesidad de ofrecer una educación que estimule o protagonice, libertad y emancipación como mecanismo de socialización de las personas privadas de libertad y de las personas que trabajan en el sistema penitenciario.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: (Copyright (c) 2022 Vanessa Martins Farias Alves Bomfim (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/relac/article/view/43919. Acesso em: 19 nov. 2024.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50949/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.