Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dantas, José Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Camargo, Arthur Mesquita | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T19:57:59Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T19:57:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-14 | - |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Arthur Mesquita. Impacto das lives em redes sociais no mercado de capitais brasileiro. 2024. 141 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50963 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a divulgação corporativa por meio das mídias sociais, com ênfase nas
transmissões ao vivo (lives), e seu impacto nas decisões dos investidores. Com base em uma
revisão sistemática de 99 artigos de alta relevância publicados entre 2007 e 2022, inicialmente,
o estudo demonstra que a divulgação voluntária em mídias sociais difere dos métodos
tradicionais e resulta em interações multidirecionais e um fenômeno de divulgação involuntária.
Posteriormente, o trabalho se dedica a investigar as transmissões ao vivo realizadas em mídias
sociais (lives) evidenciando que estas podem causar impactos positivos nos preços das ações,
embora voláteis, com maior probabilidade de ocorrer quando o CEO participa, o assunto
envolve discussão de resultados, e a empresa tem baixa cobertura. A pesquisa também verificou
os efeitos do ambiente das mídias sociais sobre o nível de formalidade e o tom da informação
dos executivos que divulgam informações financeiras trimestrais por meio de comparação entre
a divulgação trimestral feita por meio das tradicionais teleconferências e aquelas divulgadas
por meio de lives em mídias sociais. Os resultados dos testes demonstraram que, apesar da
informalidade das lives em redes sociais, os executivos adotam tom mais cauteloso e negativo
ao divulgar resultados financeiros, comparativamente às teleconferências, buscando
autocontrole e prevenção de interpretações equivocadas, alinhado com estudos anteriores. Por
fim, a pesquisa também analisa a reação do mercado aos tons e os sentimentos dos executivos
que participam de lives em mídias sociais e sua influência no comportamento do retorno
acionário. Os resultados dos testes empíricos realizados com base em estudos de eventos
demonstraram que tanto o tom dos executivos quanto o sentimento nas lives estão
positivamente relacionados com os retornos anormais das ações. O trabalho se mostra
importante ao evidenciar que as mídias sociais, especialmente as lives, desempenham um papel
importante na comunicação empresarial e podem afetar significativamente as decisões dos
investidores, devendo ser consideradas pelas empresas em suas estratégias de divulgação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Impacto das lives em redes sociais no mercado de capitais brasileiro | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Disclosure | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídias sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lives | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mineração de texto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudo de eventos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study investigates corporate disclosure through social media, with an emphasis on live
broadcasts, and its impact on investor decisions. Based on a systematic review of 99 highly
relevant articles published between 2007 and 2022, the study initially shows that voluntary
disclosure on social media differs from traditional methods and results in multidirectional
interactions and a phenomenon of involuntary disclosure. Subsequently, the work is dedicated
to investigating live broadcasts conducted on social media, demonstrating that these can have
positive, albeit volatile, impacts on stock prices, more likely to occur when the CEO
participates, the subject involves discussion of results, and the company has low coverage. The
research also examined the effects of the social media environment on the level of formality
and tone of the information from executives disclosing quarterly financial information by
comparison between the quarterly disclosure made through traditional conference calls and
those disclosed through lives on social media. The results of the tests showed that, despite the
informality of lives on social networks, executives adopt a more cautious and negative tone
when disclosing financial results, compared to conference calls, seeking self-control and
prevention of misinterpretations, aligned with previous studies. Finally, the research also
analyzes the market reaction to the tones and sentiments of executives participating in lives on
social media and their influence on stock return behavior. The empirical test results based on
event studies showed that both the tone of the executives and the sentiment in the lives are
positively related to abnormal stock returns. The work proves important in showing that social
media, especially lives, play a significant role in corporate communication and can significantly
affect investor decisions, and should be considered by companies in their disclosure strategies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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