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Title: Impacto das lives em redes sociais no mercado de capitais brasileiro
Authors: Camargo, Arthur Mesquita
Orientador(es):: Dantas, José Alves
Assunto:: Disclosure
Mídias sociais
Lives
Mineração de texto
Estudo de eventos
Issue Date: 19-Nov-2024
Citation: CAMARGO, Arthur Mesquita. Impacto das lives em redes sociais no mercado de capitais brasileiro. 2024. 141 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: Este trabalho investiga a divulgação corporativa por meio das mídias sociais, com ênfase nas transmissões ao vivo (lives), e seu impacto nas decisões dos investidores. Com base em uma revisão sistemática de 99 artigos de alta relevância publicados entre 2007 e 2022, inicialmente, o estudo demonstra que a divulgação voluntária em mídias sociais difere dos métodos tradicionais e resulta em interações multidirecionais e um fenômeno de divulgação involuntária. Posteriormente, o trabalho se dedica a investigar as transmissões ao vivo realizadas em mídias sociais (lives) evidenciando que estas podem causar impactos positivos nos preços das ações, embora voláteis, com maior probabilidade de ocorrer quando o CEO participa, o assunto envolve discussão de resultados, e a empresa tem baixa cobertura. A pesquisa também verificou os efeitos do ambiente das mídias sociais sobre o nível de formalidade e o tom da informação dos executivos que divulgam informações financeiras trimestrais por meio de comparação entre a divulgação trimestral feita por meio das tradicionais teleconferências e aquelas divulgadas por meio de lives em mídias sociais. Os resultados dos testes demonstraram que, apesar da informalidade das lives em redes sociais, os executivos adotam tom mais cauteloso e negativo ao divulgar resultados financeiros, comparativamente às teleconferências, buscando autocontrole e prevenção de interpretações equivocadas, alinhado com estudos anteriores. Por fim, a pesquisa também analisa a reação do mercado aos tons e os sentimentos dos executivos que participam de lives em mídias sociais e sua influência no comportamento do retorno acionário. Os resultados dos testes empíricos realizados com base em estudos de eventos demonstraram que tanto o tom dos executivos quanto o sentimento nas lives estão positivamente relacionados com os retornos anormais das ações. O trabalho se mostra importante ao evidenciar que as mídias sociais, especialmente as lives, desempenham um papel importante na comunicação empresarial e podem afetar significativamente as decisões dos investidores, devendo ser consideradas pelas empresas em suas estratégias de divulgação.
Abstract: This study investigates corporate disclosure through social media, with an emphasis on live broadcasts, and its impact on investor decisions. Based on a systematic review of 99 highly relevant articles published between 2007 and 2022, the study initially shows that voluntary disclosure on social media differs from traditional methods and results in multidirectional interactions and a phenomenon of involuntary disclosure. Subsequently, the work is dedicated to investigating live broadcasts conducted on social media, demonstrating that these can have positive, albeit volatile, impacts on stock prices, more likely to occur when the CEO participates, the subject involves discussion of results, and the company has low coverage. The research also examined the effects of the social media environment on the level of formality and tone of the information from executives disclosing quarterly financial information by comparison between the quarterly disclosure made through traditional conference calls and those disclosed through lives on social media. The results of the tests showed that, despite the informality of lives on social networks, executives adopt a more cautious and negative tone when disclosing financial results, compared to conference calls, seeking self-control and prevention of misinterpretations, aligned with previous studies. Finally, the research also analyzes the market reaction to the tones and sentiments of executives participating in lives on social media and their influence on stock return behavior. The empirical test results based on event studies showed that both the tone of the executives and the sentiment in the lives are positively related to abnormal stock returns. The work proves important in showing that social media, especially lives, play a significant role in corporate communication and can significantly affect investor decisions, and should be considered by companies in their disclosure strategies.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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