Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50997
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
RejaneDuarteLeiteMonteiro_DISSERT.pdf741,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Os centros de iniciação desportiva e o direito social ao esporte : uma análise sob a expectativa da emancipação humana por meio do esporte escolar
Autor : Monteiro, Rejane Duarte Leite
Orientador(es):: Costa, Jonatas Maia da
Assunto:: Centro de iniciação desportiva
Esporte escolar
Emancipação humana
Fecha de publicación : 21-nov-2024
Citación : MONTEIRO, Rejane Duarte Leite. Os centros de iniciação desportiva e o direito social ao esporte : uma análise sob a expectativa da emancipação humana por meio do esporte escolar. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : O esporte é considerado um dos fenômenos sociais mais importantes da modernidade. A consolidação e expansão do capitalismo, em âmbito global, serviu de suporte para que o esporte moderno fosse propagado concomitantemente ao atual modo de produção material, onde alguns poucos acumulam as riquezas produzida pela coletividade e que, por consequência, proporciona a miséria da grande massa populacional. Por visar ao acúmulo de capital, o referido modo proporciona a desigualdade social. A escola, como principal ambiente de formação do ser humano social, e a Educação Física, disciplina envolvida diretamente com as atividades esportivas no contexto escolar, não deixariam de sofrer as consequências dos fenômenos sociais modernos e contemporâneos, pois ambas são espaços políticos que evidenciam as contradições sociais. Atualmente, além das aulas regulares de Educação Física, os Centros de Iniciação Desportivas do Distrito Federal – CIDs/DF ofertam aos estudantes da rede pública de ensino a possibilidade da prática esportiva de diversas modalidades gratuitamente. O presente trabalho analisou o projeto Centros de Iniciação Desportiva sob a perspectiva de educação emancipatória por meio do esporte escolar. Para isso, realizou-se o levantamento documental e histórico, através de pesquisas acadêmicas e de legislações basilares do projeto, sob o prisma de referenciais teóricos progressistas das áreas de Educação, Educação Física escolar e Esporte. Os resultados dessa pesquisa demostraram que os CIDs, ao logo do processo de consolidação perante a comunidade escolar, teve avanços em relação á obtenção de recursos públicos para suas atividades, legislações que validam e reconhecem as atividades relacionadas ao projeto, assim como, a ampliação do número de polos e estudantes atendidos. Contudo, identificou-se contradições e lacunas ao analisar o projeto como instrumento para a democratização do direito social ao esporte, em âmbito escolar, sob a perspectiva da emancipação humana.
Abstract: Sport is considered one of the most important social phenomena of modernity. The consolidation and expansion of capitalism, on a global scale, served as support for modern sport to be propagated concomitantly with the current mode of material production, where a few accumulate the wealth produced by the collective and which, consequently, provides the misery of the great mass populational. This aims to accumulate capital and thus provides social inequality. The school as the main environment for the formation of social human being and physical education, a discipline directly involved with sporting activities in the school context, would not fail to suffer the consequences of modern sports phenomena. Because both are political spaces that highlight social contradictions. Currently, in addition to regular physical education classes, the Sports Initiation Centers of the Distrito Federal - CID's/DF offer students in the public education network the possibility of practicing various sports for free. This work analyzed the sports initiation centers project from the perspective of emancipatory education through school sports. To this end, a documentary and historical survey was carried out, through academic research and the project’s basic legislation, from the perspective of progressive theoretical references in the areas of Education, Scholl Physical Education ant Sport. The results of this research demonstrated that the CIDs. Throughout the process of consolidation within the school community, made progress in relation to obtaining public resources for their activities, legislation that validates and recognizes activities related to the project, as well as the expansion oh the number of centers and students served. However, contradiction and gaps were identified when analyzing the project as an instrument for the democratization of the social right to sport, at school level, from the perspective oh human emancipation.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Descripción : Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50997/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.