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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, João Paulo Cunha de-
dc.contributor.authorRodrigues, Helena Lise-
dc.date.accessioned2024-12-03T20:48:23Z-
dc.date.available2024-12-03T20:48:23Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.date.submitted2024-04-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51077-
dc.description.abstractO Ensino por Investigação e a Neuroeducação têm contribuído para transformar as práticas pedagógicas em vários segmentos de ensino. O presente trabalho teve como objetivo investigar e desenvolver uma Sequência Didática Investigativa para ampliar o conhecimento científico, crítico e criativo sobre Educação Ambiental no 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos, através do uso do Ensino por Investigação integrado à abordagem da Neurociência. Com cunho qualitativo e exploratório, este foi desenvolvido no município de Santa Rosa do Tocantins, Tocantins, Brasil. Foram planejadas aulas sobre Educação Ambiental, Conservação e Preservação da Biodiversidade em uma área semiurbana do município de acordo com o Ensino por Investigação e as contribuições didáticas da Neurociência. Nelas, foram contempladas competências e habilidades referentes à investigação científica descritas na Base Nacional Comum Curricular. Os dados foram analisados através da observação participante e da análise de conteúdo. A sequência didática foi aplicada entre os meses de setembro e novembro de 2023, com a participação de 10 estudantes. Para isso foram realizadas 11 aulas, incluindo a apresentação do projeto até a autoavaliação do trabalho desenvolvido. Inicialmente os estudantes demonstraram haver uma compreensão parcial da dinâmica dos ecossistemas. Na aula campo eles identificaram problemas relacionados ao descarte indevido de resíduos humanos. Novos conhecimentos científicos foram agregados sobre a necessidade da aquisição de novos hábitos para a conservação dos ecossistemas aquáticos. Participando ativamente da proposta e usando a criatividade e criticidade, eles propuseram e executaram intervenções no ambiente estudado visando a conservação da área e a conscientização da comunidade local.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso do Ensino por Investigação e da Neurociência para o aprendizado de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem investigativapt_BR
dc.subject.keywordNeuroeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordConservação ambientalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The use of teaching through research and neuroeducation has significantly influenced educational methods across several teaching domains. The goal of this project was to examine and develop an investigative didactic sequence that would enhance scientific, critical, and creative understanding of environmental education in the third segment of youth and adult education. We would achieve this by integrating teaching through research with the principles of neuroscience. We conducted this study in the municipality of Santa Rosa do Tocantins, Tocantins, Brazil, using a qualitative and exploratory approach. We scheduled classes on environmental education, conservation, and biodiversity preservation in a semi-urban part of the municipality, drawing on the teaching by research approach and the didactic contributions of neuroscience. Skills and abilities relevant to scientific research. We examined the data using participant observation and content analysis. Ten pupils participated in the implementation of the didactic sequence from September to November 2023. We conducted 11 courses, which included various activities like project presentations and self-evaluation of the completed work. At first, the pupils had a limited comprehension of the intricacies of ecosystems. During the field class, they discovered issues related to inadequate disposal of human waste. The latest scientific findings have highlighted the necessity of adopting new behaviors to save aquatic habitats. By actively engaging in the proposal and employing creativity and critical thinking, students suggested and implemented changes in the researched environment with the goal of preserving the place and raising awareness among the local population.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.unidadeEnsino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
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