http://repositorio.unb.br/handle/10482/51078
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_IngridBleidaoAthayde.pdf | 7,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Biomas e seus impactos ambientais: uma proposta de ensino para o ensino médio por meio da abordagem investigativa |
Autor(es): | Athayde, Ingrid Bleidão |
Orientador(es): | Silva, Maria Júlia Martins |
Assunto: | biomas brasileiros impactos ambientais sequência didática abordagem investigativa |
Data de publicação: | 3-Dez-2024 |
Data de defesa: | 26-Mar-2024 |
Resumo: | O ensino de ecologia é interdisciplinar e demanda dos alunos conhecimentos de outras áreas da Biologia. Porém, devido ao tempo escasso e ao compromisso de encerrar o bimestre, o professor não consegue abordar o conteúdo de forma completa e contextualizada para o estudante. Como consequência, o aluno fica desmotivado e não dá a devida importância aos assuntos referentes ao meio ambiente. Em virtude disso, este projeto propõe uma sequência didática investigativa (SDI), de modo que o professor consiga abordar os conteúdos mais relevantes da Biologia de maneira dinâmica. Esse produto educacional (SD) permite que o discente participe das atividades de forma ativa e que possa relacionar os aspectos biológicos com o seu cotidiano. Dessa forma, o aprendizado do conteúdo torna-se instigante e o estudante passa a buscar informações que lhe interessam de modo autônomo. Durante a pesquisa, os estudantes constroem modelos de biomas brasileiros com figuras da fauna e flora de acordo com seus conhecimentos prévios; analisa notícias de plantas e animais sobreviventes em ambientes desfavoráveis; buscam, por notícias, impactos ambientais que ocorrem no mundo e registram impactos encontrados no entorno de sua cidade. Além disso, elaboram o Diagrama de Ishikawa, o qual permite a identificação de causas e subcausas dos impactos ambientais de modo hierarquizado. Os estudantes também encenam um júri-simulado de um “tribunal”, desenvolvendo habilidades cognitivas de raciocínio rápido e capacidade de convencimento. Por meio desta pesquisa, pretende-se que o aluno desenvolva um senso crítico, e, consequentemente, conscientize outras pessoas pela bagagem de conhecimentos que adquire. O envolvimento dos alunos acontece quando há a vontade da descoberta, o que forma cidadãos independentes, participativos e solucionadores de problemas. |
Abstract: | Ecology teaching is interdisciplinary and requires students to have knowledge from other areas of Biology. However, due to limited time and the commitment to end the two-month period, the teacher is unable to address the content in a complete and contextualized way for the student. As a consequence, the student becomes unmotivated and does not give due importance to issues relating to the environment. As a result, this project proposes an investigative didactic sequence (SDI), so that the teacher can approach the most relevant content in Biology in a dynamic way. This educational product (SD) allows students to actively participate in activities and relate biological aspects to their daily lives. In this way, learning the content becomes intriguing and the student begins to seek information that interests him independently. During the research, students build models of Brazilian biomes with figures of fauna and flora according to their previous knowledge; analyzes news of plants and animals surviving in unfavorable environments; They search for news about environmental impacts that occur around the world and record impacts found around their city. Furthermore, they develop the Ishikawa Diagram, which allows the identification of causes and sub-causes of environmental impacts in a hierarchical manner. Students also role-play a mock “court” jury, developing quick-thinking cognitive skills and the ability to convince. Through this research, it is intended that the student develops a critical sense, and, consequently, makes other people aware of the knowledge they acquire. Student involvement happens when there is a desire for discovery, which forms independent, participatory and problem-solving citizens. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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