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dc.contributor.advisorLozzi, Silene de Paulino-
dc.contributor.authorOliveira, Janaina Mota de-
dc.date.accessioned2024-12-03T21:18:49Z-
dc.date.available2024-12-03T21:18:49Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.date.submitted2024-03-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51079-
dc.description.abstractO ensino de Biologia possui muitos desafios, sendo um deles a forma como tradicionalmente tem sido ofertada, com a memorização de conteúdo, complexo e geralmente ofertado de modo expositivo e não integrado. Nesse contexto, os estudantes assumem posição passiva e não crítica, não aplicando o conteúdo apreendido à sua realidade. Nesse trabalho, propomos a elaboração de sequências didáticas utilizando a abordagem de ensino investigativo e a metodologia da problematização. O assunto escolhido foi o sistema reprodutor masculino e os alunos são convidados a participar do processo de construção do conhecimento, desde a formulação de hipóteses para uma situação problema incluindo a etapa de estudo investigativo, seguida pela elaboração de novas hipóteses, a partir do conhecimento agregado. As sequências foram elaboradas, aplicadas e avaliadas e poderão ser aplicadas por outros professores em outros contextos escolares, visando a aprendizagem significativa dos alunos e a interlocução do conteúdo estudado com a realidade. A percepção de motivação dos estudantes com a aplicação das sequências investigativas foi avaliada por meio de questionário adaptado a partir de escala de percepção validada, cujas respostas foram apresentadas por meio de frequências percentuais. Também foi realizada análise de conteúdo das hipóteses iniciais e finais formuladas para as situações problema, assim como de críticas e sugestões dadas ao projeto. Assim, buscamos neste trabalho, incentivar o protagonismo dos alunos na construção de conhecimentos em Biologia que dialoguem com sua realidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUtilização da metodologia da problematização no ensino e aprendizagem do sistema reprodutor masculino no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordSequências Didáticaspt_BR
dc.subject.keywordMetodologia da Problematizaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The teaching of Biology presents many challenges, one of which is the way it has traditionally been offered, with content memorization, complex and usually presented in an expository and non-integrated manner. In this context, students assume a passive and non-critical position, not applying the learned content to their reality. In this work, we propose the development of didactic sequences using the investigative teaching approach and the problematization methodology. The chosen subject was the male reproductive system, and students are invited to participate in the knowledge construction process, from formulating hypothesis for a problem situation including the investigative study stage, followed by the development of new hypothesis based on the aggregated knowledge. The sequences were developed, applied, and evaluated, and can be applied by other teachers in different school contexts, aiming at the meaningful learning of students and the connection of the studied content with reality. The perception of student motivation with the application of investigative sequences was evaluated through a questionnaire adapted from a validated perception scale, whose responses were presented through percentage frequencies. Content analysis of the initial and final hypothesis formulated for the problem situations, as well as criticisms and suggestions given to the project, was also carried out. Thus, in this work, we aim to encourage the students' protagonism in the construction of Biology knowledge that resonates with their reality.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.unidadeEnsino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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