Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lozzi, Silene de Paulino | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Janaina Mota de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T21:18:49Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T21:18:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-15 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51079 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Biologia possui muitos desafios, sendo um deles a forma como tradicionalmente
tem sido ofertada, com a memorização de conteúdo, complexo e geralmente ofertado de modo
expositivo e não integrado. Nesse contexto, os estudantes assumem posição passiva e não
crítica, não aplicando o conteúdo apreendido à sua realidade. Nesse trabalho, propomos a
elaboração de sequências didáticas utilizando a abordagem de ensino investigativo e a
metodologia da problematização. O assunto escolhido foi o sistema reprodutor masculino e os
alunos são convidados a participar do processo de construção do conhecimento, desde a
formulação de hipóteses para uma situação problema incluindo a etapa de estudo investigativo,
seguida pela elaboração de novas hipóteses, a partir do conhecimento agregado. As sequências
foram elaboradas, aplicadas e avaliadas e poderão ser aplicadas por outros professores em
outros contextos escolares, visando a aprendizagem significativa dos alunos e a interlocução do
conteúdo estudado com a realidade. A percepção de motivação dos estudantes com a aplicação
das sequências investigativas foi avaliada por meio de questionário adaptado a partir de escala
de percepção validada, cujas respostas foram apresentadas por meio de frequências percentuais.
Também foi realizada análise de conteúdo das hipóteses iniciais e finais formuladas para as
situações problema, assim como de críticas e sugestões dadas ao projeto. Assim, buscamos
neste trabalho, incentivar o protagonismo dos alunos na construção de conhecimentos em
Biologia que dialoguem com sua realidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Utilização da metodologia da problematização no ensino e aprendizagem do sistema reprodutor masculino no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por Investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequências Didáticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia da Problematização | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The teaching of Biology presents many challenges, one of which is the way it has traditionally
been offered, with content memorization, complex and usually presented in an expository and
non-integrated manner. In this context, students assume a passive and non-critical position, not
applying the learned content to their reality. In this work, we propose the development of
didactic sequences using the investigative teaching approach and the problematization
methodology. The chosen subject was the male reproductive system, and students are invited
to participate in the knowledge construction process, from formulating hypothesis for a problem
situation including the investigative study stage, followed by the development of new
hypothesis based on the aggregated knowledge. The sequences were developed, applied, and
evaluated, and can be applied by other teachers in different school contexts, aiming at the
meaningful learning of students and the connection of the studied content with reality. The
perception of student motivation with the application of investigative sequences was evaluated
through a questionnaire adapted from a validated perception scale, whose responses were
presented through percentage frequencies. Content analysis of the initial and final hypothesis
formulated for the problem situations, as well as criticisms and suggestions given to the project,
was also carried out. Thus, in this work, we aim to encourage the students' protagonism in the
construction of Biology knowledge that resonates with their reality. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.unidade | Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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