Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Paulini, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Bonfim, Janaina Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T21:30:29Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T21:30:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51085 | - |
dc.description.abstract | A violência autoprovocada na infância e na adolescência é algo que tem crescido no Brasil e no
mundo e nos traz um alerta sobre a importância da saúde mental para todos nós e principalmente
para eles. Comportamentos autolesivos, ideação suicida, crises de pânico, depressão e
ansiedade estão cada vez mais presentes em suas vidas e mesmo sendo um problema social e
multifatorial, é necessário que família, escola e sociedade se informem e se envolvam para
promover a saúde mental deles. Este trabalho teve como objetivo geral utilizar uma sequência
didática de abordagem investigativa com 90 estudantes do Ensino Médio, para tratar temas de
Puberdade e Adolescência e sensibilizar os professores para um ensinar e um educar mais
empático e acolhedor. A metodologia utilizada, consistiu em uma Sequência Didática
Investigativa (Produto Educacional) dividida em 4 aulas de Biologia consecutivas com questões
abertas e discursivas que levassem a reflexão dos adolescentes a respeito desse período de
transformações, de maneira que eles compreendessem a importância da sua saúde emocional e
mental e na prevenção ao suicídio. Além disso, foi apresentado aos alunos um questionário final
avaliativo para analisar qual foi a percepção dos estudantes sobre a sequência didática aplicada
e consequentemente uma percepção também para o professor sobre a saúde mental de seus
alunos. De acordo com os resultados obtidos, pode-se observar que os estudantes apreciaram a
sequência didática, e suas respostas demonstram a necessidade de enfatizar o diálogo dentro da
família e no ambiente escolar sobre as principais questões que os adolescentes enfrentam nessa
etapa tão única e desafiadora de suas vidas, de forma que os adultos possam apoiar e acolher
esses jovens da melhor forma. Nesse contexto, conclui-se que a SDI é um produto educacional
viável e aplicável dentro da escola, podendo contribuir para um melhor entendimento dos
estudantes sobre a fase complexa da adolescência, bem como suas particularidades, a fim de
proporcionar uma vida melhor para eles e reduzir danos emocionais na vida adulta. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Puberdade e adolescência em alunos do Ensino Médio: reflexões com o uso de uma Sequência Didática Investigativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prevenção ao suicídio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino com empatia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.unidade | Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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