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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51085
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Title: Puberdade e adolescência em alunos do Ensino Médio: reflexões com o uso de uma Sequência Didática Investigativa
Authors: Bonfim, Janaina Queiroz
Orientador(es):: Paulini, Fernanda
Assunto:: Prevenção ao suicídio
Ensino com empatia
Issue Date: 3-Dec-2024
Abstract: A violência autoprovocada na infância e na adolescência é algo que tem crescido no Brasil e no mundo e nos traz um alerta sobre a importância da saúde mental para todos nós e principalmente para eles. Comportamentos autolesivos, ideação suicida, crises de pânico, depressão e ansiedade estão cada vez mais presentes em suas vidas e mesmo sendo um problema social e multifatorial, é necessário que família, escola e sociedade se informem e se envolvam para promover a saúde mental deles. Este trabalho teve como objetivo geral utilizar uma sequência didática de abordagem investigativa com 90 estudantes do Ensino Médio, para tratar temas de Puberdade e Adolescência e sensibilizar os professores para um ensinar e um educar mais empático e acolhedor. A metodologia utilizada, consistiu em uma Sequência Didática Investigativa (Produto Educacional) dividida em 4 aulas de Biologia consecutivas com questões abertas e discursivas que levassem a reflexão dos adolescentes a respeito desse período de transformações, de maneira que eles compreendessem a importância da sua saúde emocional e mental e na prevenção ao suicídio. Além disso, foi apresentado aos alunos um questionário final avaliativo para analisar qual foi a percepção dos estudantes sobre a sequência didática aplicada e consequentemente uma percepção também para o professor sobre a saúde mental de seus alunos. De acordo com os resultados obtidos, pode-se observar que os estudantes apreciaram a sequência didática, e suas respostas demonstram a necessidade de enfatizar o diálogo dentro da família e no ambiente escolar sobre as principais questões que os adolescentes enfrentam nessa etapa tão única e desafiadora de suas vidas, de forma que os adultos possam apoiar e acolher esses jovens da melhor forma. Nesse contexto, conclui-se que a SDI é um produto educacional viável e aplicável dentro da escola, podendo contribuir para um melhor entendimento dos estudantes sobre a fase complexa da adolescência, bem como suas particularidades, a fim de proporcionar uma vida melhor para eles e reduzir danos emocionais na vida adulta.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas
Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
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