Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gastal, Maria Luiza de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.author | Zischegg, Mariana Monte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T21:06:38Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T21:06:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-24 | - |
dc.identifier.citation | ZISCHEGG, Mariana Monte. Experiências de vida e percurso formativo na escolha pela docência de egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51101 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação é uma pesquisa qualitativa que utilizou como
instrumento entrevistas semiestruturadas que tiveram como base
teórico-metodológica os elementos da pesquisa narrativa e do método
autobiográfico (Bogdan e Biklen, 1994; Bueno, 2002; Delory-Momberger, 2005;
Ferrarotti, 1979; Jovchelovitch e Bauer, 2003; Nóvoa e Finger, 1988). A
investigação foi realizada pelas entrevistas com professores egressos do curso de
licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília que atuam ou
atuaram no ensino de Ciências e Biologia da educação básica. Esse estudo teve
como objetivo central a compreensão de experiências e vivências de vida e do
percurso formativo na graduação que podem ter estimulado os egressos
entrevistados na escolha pela docência em Biologia. Ademais, a investigação
baseou-se, também, na análise documental das estruturas curriculares vigentes à
época da graduação dos participantes entrevistados. As entrevistas produzidas
foram analisadas por meio do método de Análise Textual Discursiva (Moraes,
2003) com a construção de unidades de análise criadas a partir dos objetivos geral
e específicos da pesquisa e de temas que emergiram ao longo do processo. As
unidades de análise produzidas também foram confrontadas com a análise
documental dos currículos. Os resultados demonstraram que aspectos da vida dos
egressos entrevistados foram fundamentais na escolha pela docência, não apenas
no período da formação inicial, mas também em situações pessoais que
mostraram ser momentos-charneira, que são momentos de reorientação na
maneira de se comportar e de pensar no contexto e em si (Josso, 1988). Esses
resultados evidenciaram, também, conhecimentos, compreensões e saberes sobre
o impacto da dinâmica curricular no processo formativo dos professores, não
apenas no espectro obrigatório, mas também no complementar, em que foram
citados atividades complementares, como as monitorias de disciplinas obrigatórias
e optativas; projetos de extensão como o Bio na Rua e o Momento Ciência;
programas institucionais como o PIBID e a Residência Pedagógica; e experiências
externas ao ambiente acadêmico como monitorias e aulas particulares.
Entendimentos sobre as relações entre as experiências individuais e a identidade pessoal dos sujeitos participantes no processo formativo também emergiram a
partir das entrevistas. Este trabalho reforça, portanto, a ideia de que a construção
da identidade docente não está separada da construção da identidade pessoal dos
sujeitos, mas pode ser vista como um movimento de transformação fluida do
sujeito para o docente e do docente para o sujeito (Nóvoa, 1992). | pt_BR |
dc.language.iso | Portugûes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Experiências de vida e percurso formativo na escolha pela docência de egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiências vivenciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present dissertation is a qualitative research that used semi-structured
interviews as an instrument that had as a theoretical-methodological basis the
elements of narrative research and the autobiographical method (Bogdan and Biklen,
1994; Bueno, 2002; Delory-Momberger, 2005; Ferrarotti, 1979; Jovchelovitch and
Bauer, 2003; Nóvoa and Finger, 1988). The investigation was carried out through
interviews with teachers who graduated from the Biological Sciences degree course
at the University of Brasília who work or have worked in teaching Science and
Biology in basic education. This study had as its central objective the understanding
of life experiences and the educational path during graduation that may have
stimulated the interviewed teachers in choosing to teach in Biology. Furthermore, the
investigation was also based on documentary analysis of the curricular structures in
force at the time of the interviewed participants' graduation. The interviews produced
were analyzed using the Discursive Textual Analysis method (Moraes, 2003) with the
construction of analysis units created based on the general and specific objectives of
this research and themes that emerged throughout the process. The units of analysis
produced were also compared with the documentary analysis of the curriculum. The
results demonstrated that aspects of the lives of the interviewed graduates were
fundamental in their choice to become teachers, not only in the period of initial
teaching training, but also in personal situations that proved to be pivotal moments,
which are moments of reorientation in the way of behaving and thinking. in the
context and in itself (Josso, 1988). These results also showed knowledge and
understanding about the impact of curricular dynamics on the teacher training
process, not only in the mandatory spectrum, but also in the complementary
spectrum, in which complementary activities were mentioned, such as monitoring
mandatory and optional subjects; extension projects such as Bio na Rua and
Momento Ciência; institutional programs such as PIBID and the Pedagogical
Residency; and experiences outside the academic environment such as tutoring and
private classes. Understandings about the relationships between individual
experiences and the personal identity of the subjects participating in the training
process also emerged from the interviews. This work therefore reinforces the idea
that the construction of teaching identity is not separated from the construction of the subjects' personal identity, but can be seen as a movement of fluid transformation
from the subject to the teacher and from the teacher to the subject (Nóvoa, 1992). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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