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MarianaMonteZischegg_DISSERT.pdf707,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGastal, Maria Luiza de Araújopt_BR
dc.contributor.authorZischegg, Mariana Montept_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T21:06:38Z-
dc.date.available2024-12-05T21:06:38Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.date.submitted2024-04-24-
dc.identifier.citationZISCHEGG, Mariana Monte. Experiências de vida e percurso formativo na escolha pela docência de egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51101-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação é uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento entrevistas semiestruturadas que tiveram como base teórico-metodológica os elementos da pesquisa narrativa e do método autobiográfico (Bogdan e Biklen, 1994; Bueno, 2002; Delory-Momberger, 2005; Ferrarotti, 1979; Jovchelovitch e Bauer, 2003; Nóvoa e Finger, 1988). A investigação foi realizada pelas entrevistas com professores egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília que atuam ou atuaram no ensino de Ciências e Biologia da educação básica. Esse estudo teve como objetivo central a compreensão de experiências e vivências de vida e do percurso formativo na graduação que podem ter estimulado os egressos entrevistados na escolha pela docência em Biologia. Ademais, a investigação baseou-se, também, na análise documental das estruturas curriculares vigentes à época da graduação dos participantes entrevistados. As entrevistas produzidas foram analisadas por meio do método de Análise Textual Discursiva (Moraes, 2003) com a construção de unidades de análise criadas a partir dos objetivos geral e específicos da pesquisa e de temas que emergiram ao longo do processo. As unidades de análise produzidas também foram confrontadas com a análise documental dos currículos. Os resultados demonstraram que aspectos da vida dos egressos entrevistados foram fundamentais na escolha pela docência, não apenas no período da formação inicial, mas também em situações pessoais que mostraram ser momentos-charneira, que são momentos de reorientação na maneira de se comportar e de pensar no contexto e em si (Josso, 1988). Esses resultados evidenciaram, também, conhecimentos, compreensões e saberes sobre o impacto da dinâmica curricular no processo formativo dos professores, não apenas no espectro obrigatório, mas também no complementar, em que foram citados atividades complementares, como as monitorias de disciplinas obrigatórias e optativas; projetos de extensão como o Bio na Rua e o Momento Ciência; programas institucionais como o PIBID e a Residência Pedagógica; e experiências externas ao ambiente acadêmico como monitorias e aulas particulares. Entendimentos sobre as relações entre as experiências individuais e a identidade pessoal dos sujeitos participantes no processo formativo também emergiram a partir das entrevistas. Este trabalho reforça, portanto, a ideia de que a construção da identidade docente não está separada da construção da identidade pessoal dos sujeitos, mas pode ser vista como um movimento de transformação fluida do sujeito para o docente e do docente para o sujeito (Nóvoa, 1992).pt_BR
dc.language.isoPortugûespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleExperiências de vida e percurso formativo na escolha pela docência de egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordExperiências vivenciaispt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present dissertation is a qualitative research that used semi-structured interviews as an instrument that had as a theoretical-methodological basis the elements of narrative research and the autobiographical method (Bogdan and Biklen, 1994; Bueno, 2002; Delory-Momberger, 2005; Ferrarotti, 1979; Jovchelovitch and Bauer, 2003; Nóvoa and Finger, 1988). The investigation was carried out through interviews with teachers who graduated from the Biological Sciences degree course at the University of Brasília who work or have worked in teaching Science and Biology in basic education. This study had as its central objective the understanding of life experiences and the educational path during graduation that may have stimulated the interviewed teachers in choosing to teach in Biology. Furthermore, the investigation was also based on documentary analysis of the curricular structures in force at the time of the interviewed participants' graduation. The interviews produced were analyzed using the Discursive Textual Analysis method (Moraes, 2003) with the construction of analysis units created based on the general and specific objectives of this research and themes that emerged throughout the process. The units of analysis produced were also compared with the documentary analysis of the curriculum. The results demonstrated that aspects of the lives of the interviewed graduates were fundamental in their choice to become teachers, not only in the period of initial teaching training, but also in personal situations that proved to be pivotal moments, which are moments of reorientation in the way of behaving and thinking. in the context and in itself (Josso, 1988). These results also showed knowledge and understanding about the impact of curricular dynamics on the teacher training process, not only in the mandatory spectrum, but also in the complementary spectrum, in which complementary activities were mentioned, such as monitoring mandatory and optional subjects; extension projects such as Bio na Rua and Momento Ciência; institutional programs such as PIBID and the Pedagogical Residency; and experiences outside the academic environment such as tutoring and private classes. Understandings about the relationships between individual experiences and the personal identity of the subjects participating in the training process also emerged from the interviews. This work therefore reinforces the idea that the construction of teaching identity is not separated from the construction of the subjects' personal identity, but can be seen as a movement of fluid transformation from the subject to the teacher and from the teacher to the subject (Nóvoa, 1992).pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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