Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Laércia Abreu | - |
dc.contributor.author | Lorenzo, Flora Moura | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-26T14:58:00Z | - |
dc.date.available | 2024-12-26T14:58:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-10 | - |
dc.identifier.citation | LORENZO, Flora Moura. Design culturo-comportamental e educação equitativa: estratégias para promoção de engajamento escolar. 2022. 194 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51242 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Implicações de desigualdades de oportunidades nas primeiras etapas da Educação Básica no
Brasil podem ser verificadas pela desagregação de seus índices de desenvolvimento. Tipo de
rede, região do país, circunstâncias socioeconômicas e nível de escolaridade das famílias
destacam-se como fatores associados a divergências nos níveis de proficiência de estudantes.
Seleção operante de comportamentos concorrentes com a aprendizagem formal em sala de aula
soma-se a tais elementos. No presente trabalho, buscou-se explorar conceitos e tecnologias com
indicativos de eficácia (potencial ou demonstrada) para promover e manter o engajamento
escolar de estudantes, tanto disponíveis na literatura analítico-comportamental como em áreas
afins. No Estudo 1 testou-se os efeitos de uma intervenção derivada do Good Behavior Game
(GBG) e da variação brasileira Programa Elos – Construindo Coletivos sobre os
comportamentos engajar-se em atividades escolares, distrair-se, apresentar respostas
disruptivas, ajudar e agredir pares. Utilizou-se um delineamento experimental de linha de base
múltipla com cinco turmas de quatro escolas municipais dois municípios do Paraná. Verificouse melhoras sistemáticas para as classes de comportamentos engajar-se nas tarefas (Tau-U
0,82), ocorrências de distrações e comportamentos disruptivos (Tau-U -0,92), replicando-se
efeitos reportados na literatura da área, em particular com abordagem de avaliação via
delineamentos experimentais de sujeito único. Não foram observados efeitos para as classes de
agredir pares (Tau-U -0,50) e ajudar pares (Tau-U 0,40). No Estudo 2 buscou-se explorar a
aplicabilidade de métodos da Análise de Redes Sociais para identificar variáveis relevantes ao
fenômeno de pertencimento escolar. Foram mapeadas as características de redes sociais
coexistentes em duas turmas de quinto ano de uma escola municipal de Oslo, Noruega, em
situações de brincadeiras, atividades escolares e de suporte entre pares. Redes de interações
formadas em situações hipotéticas de compartilhamento de benefícios entre pares também
foram investigadas. Subgrupos com relações consistentes ao longo do tempo se mostraram mais
relevantes que quantidade de laços e medidas de distância social para favorecer renúncias a
benefícios em favor de pares. Os dados foram discutidos à luz da disponibilidade de
reforçadores sociais em função da posição dos estudantes em dinâmicas estruturais de redes.
Por fim, no Estudo 3, buscou-se aplicar instrumentos conceituais da abordagem culturocomportamental para a projeção de estratégias de sustentabilidade ao GBG e variações, tema
ainda pouco explorado na literatura do programa. Propôs-se o design culturo-comportamental
de relações condicionais no nível cultural como forma de salientar e promover entrelaçamentos
para a continuidade das mudanças. A validade do modelo depende de investigações aplicadas,
com adequado controle experimental. Em conjunto, os estudos apresentam dados e salientam
variáveis críticas potenciais para o design de estratégias de promoção de equidade na Educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Design culturo-comportamental e educação equitativa : estratégias para promoção de engajamento escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Culturo-behavior design and equity in education : strategies to promote school engagement | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais - análise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metacontingência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engajamento estudantil | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Implications of inequalities of opportunities at the early stages of education in Brazil can be
identified by disaggregating the country's Basic Education Development Indexes. Factors such
as educational system (public or private), region, socioeconomic circumstances, and parental
education account for a large share of divergences in student proficiency levels. Operant
selection of behaviors that compete with the development of formal learning outcomes
accentuates these elements. The present work sought to explore concepts and technologies with
indications of efficacy (potential or demonstrated) to promote and maintain student
engagement, either from a behavior analytic framework or from related areas. Using a multiplebaseline experimental design, Study 1 tested the effects of an intervention derived from the
Good Behavior Game (GBG) and a Brazilian variation named Programa Elos – Construindo
Coletivos on on-task, disruptive, prosocial, and aggressive behaviors. Five classrooms from
four public schools in two municipalities in the State of Paraná, Brazil, participated in the study.
Replicating effects reported in the literature in the area, in particular via single-subject
experimental designs, results showed a systematic increase in on-task behavior (Tau-U of 0.82)
and a decrease in distractions and disruptive behaviors (Tau-U of -0.92). No effects were found
for aggressive behavior (Tau-U of -0.50) and helping peers (Tau-U of 0.40). Study 2 explored
the applicability of methods from social network analysis to identify relevant variables that
might influence school belonging. Coexistent social networks in two fifth grade classrooms of
a public school in Oslo, Norway, were mapped, in situations involving playing with peers, doing
academic assignments, and supporting peers. Networks of interactions in hypothetical situations
of benefit-sharing between peers were also investigated. Subgroups with consistent
relationships over time seemed to be more relevant than the number of ties and measures of
social distance for waiver of benefits in favor of peers. Data were analyzed in light of constraints
and the availability of social reinforcers as a function of students' position in the structural
dynamics of social networks. Study 3 applied conceptual tools of the culturo-behavior
perspective to project sustainability strategies to the GBG and its variations, a topic still little
explored in the program's literature. The design of conditional relations at the cultural level was
suggested as a pathway to underline and promote interlockings for the maintenance of change.
The model's validity needs investigation in applied settings with adequate experimental control.
Together, the studies present data and highlight potentially critical variables for designing of
strategies to promote equity in education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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