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Título: (In)disciplinando os cânones diálogos entre Maria Beatriz Nascimento e Carolina Maria de Jesus
Autor(es): Martins, Ana Cláudia Alves
Orientador(es): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto: Intelectuais negras
Mulheres negras
Interseccionalidade
Data de publicação: 26-Dez-2024
Referência: MARTINS, Ana Cláudia Alves. (In)disciplinando os cânones diálogos entre Maria Beatriz Nascimento e Carolina Maria de Jesus. 2024. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A pesquisa agora apresentada versa sobre a conexão histórica de duas mulheres negras, ambientada na segunda metade do século XX. Estas mulheres, a partir de suas produções intelectuais, desnudaram narrativas outras, complementares e até mesmo contrárias às produzidas pelas lógicas brancas, eurocêntricas e patriarcais. A partir de suas inserções na intelectualidade compartilharam de uma experiência histórica particular, tendo por norte os desdobramentos do racismo no pós-abolição. Nesse sentido, analisarei estes interditos que versam sobre suas produções intelectuais a partir de questões produzidos pelo debate interseccional sobre raça, classe e gênero. Maria Beatriz Nascimento permeia o campo da História. Carolina Maria de Jesus, da Literatura. Destarte, temos duas intelectuais que possivelmente não se conheciam, todavia experienciaram situações próximas, dadas as condições históricas dos negros e negras no país. Para além disso, é certo que fizeram de suas vivências constructo de sua produção intelectual, constituindo uma maneira outra de se pensar e escrever história/literatura. Todavia, os debates raciais, de gênero e classe influenciaram na marginalização de suas produções, principalmente, no que tange às elites cultural, racial, social e governamental brasileiras. Desse modo, as narrativas históricas e literárias convencionais, resultantes das relações de poder assimétricas em nossa sociedade, silenciaram estes corpos/sujeitas que colocavam em xeque seus epistemes constituídos. Nessa perspectiva, analisei como estas sujeitas estavam sendo percebidas historicamente através da narrativa literária e historiográfica. Outro passo da pesquisa versou em estabelecer o diálogo entre as duas intelectuais eleitas para a pesquisa. Sabe-se que Beatriz Nascimento, com suas produções, desterritorializou os quilombos no Brasil estabelecendo conexões com a subjetividade dos sujeitos negros e negras. Ademais, pontuou uma continuidade histórica “dos quilombos às favelas”. Carolina Maria de Jesus foi habitante da favela do Canindé (SP), onde escreveu sua obra mais conhecida, Quarto de Despejo (1960). Outra possibilidade que de conexão ocorreu por meio do conceito de transmigração de Beatriz Nascimento, o que viabilizou uma análise das migrações compulsórias de Carolina Maria de Jesus em diferentes regiões do Brasil, tanto como um olhar minucioso sobre suas produções escritas fragmentárias. Em seguida, analisei como os conceitos e categorias de gênero, raça e classe podem ser lidos através de suas obras. Por fim, investigar as contribuições da história vivida e escrita pelas autoras, no que tange aos pensamentos feministas negros.
Abstract: The research now presented is about the historical connection of two black women, set in the second half of the 20th century. These women, through their intellectual productions, uncovered other narratives, complementary and even contrary to those produced by white, Eurocentric and patriarchal logics. From their insertions in the intelligentsia, they shared a particular historical experience, having as their guide the developments of racism in the post-abolition period. In this sense, I will analyze these prohibitions that deal with their intellectual productions based on questions produced by the intersectional debate on race, class and gender. Maria Beatriz Nascimento permeates the field of History. Carolina Maria de Jesus, from Literature. Thus, we have two intellectuals who possibly did not know each other, but experienced similar situations, given the historical conditions of black men and women in the country. Furthermore, it is certain that they made their experiences a construct of their intellectual production, constituting another way of thinking and writing history/literature. However, racial, gender and class debates influenced the marginalization of their productions, mainly with regard to Brazilian cultural, racial, social and governmental elites. In this way, conventional historical and literary narratives, resulting from asymmetric power relations in our society, silenced these bodies/subjects that put their constituted epistemes into question. From this perspective, I analyzed how these subjects were being perceived historically through literary and historiographical narrative. Another step of the research was to establish dialogue between the two intellectuals chosen for the research. It is known that Beatriz Nascimento, with her productions, deterritorialized the quilombos in Brazil, establishing connections with the subjectivity of black subjects. Furthermore, it highlighted a historical continuity “from quilombos to favelas”. Carolina Maria de Jesus was an inhabitant of the Canindé favela (SP), where she wrote her best-known work, Quarto de Despejo (1960). Another possibility of connection occurred through Beatriz Nascimento concept of transmigration, which made possible an analysis of Carolina Maria de Jesus's compulsory migrations in different regions of Brazil, as well as a detailed look at her fragmentary written productions. Next, I analyzed how the concepts and categories of gender, race and class can be read through their works. Finally, investigate the contributions of the history lived and written by the authors, with regard to black feminist thoughts.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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