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Título: A verdade pública se constrói no caminho : as comissões da verdade brasileiras como projeto originado na interação entre Estado e sociedade civil
Autor(es): Franco, Paula
Orientador(es): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: Comissão da verdade
Desaparecidos políticos
Vítimas
Desaparecimento
Mortos políticos
Data de publicação: 26-Dez-2024
Referência: FRANCO, Paula. A verdade pública se constrói no caminho: as comissões da verdade brasileiras como projeto originado na interação entre Estado e sociedade civil. 2024. 369 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta tese debruçou-se sobre o caminho de construção da verdade pública que se originou a partir do trabalho simultâneo de comissões da verdade no Brasil. A partir da Lei nº 12.528/2011, o governo federal estabeleceu a Comissão Nacional da Verdade, que foi seguida pelo aparecimento espontâneo de comissões da verdade surgidas nas esferas estadual, municipal e setorial. Esse fenômeno genuinamente brasileiro foi denominado de “comissionismo” pela socióloga Cristina Buarque de Hollanda e pressupõe não apenas a existência de múltiplas comissões funcionando em simultaneidade, mas também uma conduta autônoma dos trabalhos de cada uma delas. Esse panorama rendeu uma questão de origem: como oferecer uma verdade pública sobre o passado da ditadura militar, uma vez que houve uma multiplicidade de organismos investigando e elaborando relatos de forma paralela? Para responder a essa questão, o presente trabalho analisou os relatórios finais de 16 comissões, uma nacional e outras estaduais, estabelecendo “costuras possíveis” entre os temas tratados, as metodologias adotadas e as estruturas disponibilizadas para seus funcionamentos. No contexto, explorou-se a posição do Estado e a complexa relação imposta entre um Estado que se quer reparador dedicado a autoanalisar seu próprio passado repressor ao mesmo tempo em que assume a posição de gerenciador de diferentes vozes no interior dos relatórios. A fim de “costurar” todos os relatórios, mirou-se para a questão das vítimas fatais para compreender as diferentes abordagens sobre essas em dois sentidos: em sua dimensão individual - dedicada a contabilizar o saldo geral de “mortos e desaparecidos políticos” e garantir lugar para suas biografias – e em sua dimensão coletiva e anônima que, para esse caso, foi investigada a partir da aproximação das comissões ao caso de camponeses. Ao passo que essa segunda concepção de vítima se mostrou como um fator novo e quase incontornável por sua incidência nos materiais cotejados, também se evidenciou a dificuldade de incorporação desse público às consideradas “vítimas oficialmente reconhecidas”, mesmo entre os organismos estaduais. Em síntese, de toda a análise ensejada nesta tese, resultou evidente que entre as comissões da verdade brasileiras imperou a polissemia tanto de temas abordados quanto de sentidos atribuídos às matérias investigadas, enquanto também prevaleceu uma constância em relação às temáticas mais clássicas e ao tratamento dispensado a essas.
Abstract: This thesis sought to understand the path of constructing public truth that emerged from the simultaneous work of truth commissions in Brazil. Based on Law No. 12.528/2011, the federal government established the National Truth Commission, followed by the spontaneous emergence of truth commissions at state, municipal, and sectoral levels. This genuinely Brazilian phenomenon was called "comissionismo" (commissionism) by sociologist Cristina Buarque de Hollanda, and it implies not only the existence of multiple commissions operating simultaneously but also the autonomous conduct of each commission's work. This scenario raised an initial question: how can a public truth about the past of the military dictatorship be provided when multiple bodies are investigating and creating reports in parallel? To answer this question, this study analyzed the final reports of 16 commissions, one national and others at the state level, establishing “possible connections” between the topics addressed, the methodologies adopted, and the structures available for their operations. In this context, the role of the State and the complex relationship imposed between a State that seeks to be a repairer, dedicated to self-examining its own repressive past, while at the same time taking on the role of managing different voices within the reports, were explored. In order to "connect" all the reports, the issue of fatal victims was examined to understand the different approaches to them in two ways: in their individual dimension—dedicated to accounting for the overall number of "dead and disappeared political figures" and ensuring a place for their biographies—and in their collective and anonymous dimension, which, in this case, was investigated through the commissions' approach to the case of peasants. While this second conception of victims emerged as a new and almost unavoidable factor due to its prevalence in the analyzed materials, it also highlighted the difficulty of incorporating this group into the category of "officially recognized victims," even among the state bodies. In summary, from the entire analysis undertaken in this thesis, it became evident that among the Brazilian truth commissions, there was a predominance of polysemy both in terms of the topics addressed and the meanings attributed to the investigated matters.
Resumen: Esta tesis buscó comprender el camino de construcción de la verdad pública que se originó a partir del trabajo simultáneo de las comisiones de la verdad en Brasil. A partir de la Ley nº 12.528/2011, el gobierno federal estableció la Comisión Nacional de la Verdad, lo que fue seguido por la aparición espontánea de comisiones de la verdad surgidas en los ámbitos estatal, municipal y sectorial. Este fenómeno genuinamente brasileño fue denominado “comisionismo” por la socióloga Cristina Buarque de Hollanda, y supone no solo la existencia de múltiples comisiones que operan simultáneamente, sino también una conducta autónoma en los trabajos de cada una de ellas. Este panorama planteó una cuestión de origen: ¿cómo ofrecer una verdad pública sobre el pasado de la dictadura militar, cuando hubo una multiplicidad de organismos investigando y elaborando informes de manera paralela? Para responder a esta pregunta, el presente trabajo analizó los informes finales de 16 comisiones, una nacional y las demás distritales, estableciendo “conexiones posibles” entre los temas tratados, las metodologías adoptadas y las estructuras disponibles para su funcionamiento. En este contexto, se exploró la posición del Estado y la compleja relación impuesta entre un Estado que pretende ser reparador, dedicado a autoanalizar su propio pasado represivo, y al mismo tiempo asumir el papel de gestor de diferentes voces dentro de los informes. Con el fin de “coser” todos los informes, se enfocó en la cuestión de las víctimas fatales para comprender los diferentes enfoques sobre ellas en dos sentidos: en su dimensión individual—dedicada a contabilizar el saldo general de “muertos y desaparecidos políticos” y garantizar un lugar para sus biografías—y en su dimensión colectiva y anónima, que, en este caso, fue investigada a partir de la aproximación de las comisiones al caso de los campesinos. Si bien esta segunda concepción de víctimas se mostró como un factor nuevo y casi inevitable por su presencia en los materiales cotejados, también se evidenció la dificultad de incorporar a este grupo en las “víctimas oficialmente reconocidas,” incluso entre los organismos estatales. En síntesis, de todo el análisis realizado en esta tesis, resultó evidente que entre las comisiones de la verdad brasileñas imperó la polisemia tanto en los temas abordados como en los significados atribuidos a los asuntos investigados.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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