http://repositorio.unb.br/handle/10482/51257
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NilmaRosaDeMatos_DISSERT.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Autorregulação da transferência de aprendizagem e efetividade de treinamento |
Autor(es): | Matos, Nilma Rosa de |
Orientador(es): | Andrade, Jairo Eduardo Borges |
Assunto: | Autorregulação da aprendizagem Transferência de aprendizagem Treinamento - efetividade |
Data de publicação: | 27-Dez-2024 |
Data de defesa: | 29-Mai-2024 |
Referência: | MATOS, Nilma Rosa de. Autorregulação da transferência de aprendizagem e efetividade de treinamento. 2024. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A aplicação ou transferência do aprendido em treinamentos para situações de trabalho é um desafio para trabalhadores e organizações. Ela envolve características contextuais e individuais. Nesse contexto, as pessoas podem mobilizar o processo de autorregulação para alcançar seus objetivos de aplicação. O diagnóstico e intervenções voltados à expressão desse processo podem contribuir para aumentar a efetividade de treinamentos. Esta dissertação teve como objetivos: construir e obter evidências de validade de uma medida dessa expressão; verificar a relação entre essa autorregulação e o impacto do treinamento no trabalho e o papel mediador dessa autorregulação na relação entre o suporte psicossocial àquela transferência e esse impacto. Além disso, objetivou investigar se uma intervenção após o treinamento pode aumentar aquela autorregulação e o mencionado impacto. Para isso, foram realizados dois estudos. No primeiro, foram construídos os itens da Escala de Autorregulação da Transferência de Aprendizagem, com base na literatura científica existente sobre autorregulação da aprendizagem nas organizações, pois inexistiam medidas de autorregulação daquela transferência. Os dados de 406 trabalhadores de uma grande empresa pública brasileira passaram por Análise Fatorial Exploratória e verificação de validade discriminante e preditiva. No segundo estudo foram testadas as hipóteses por meio de regressão múltipla, análise de mediação e MANOVA. A amostra foi de 286 trabalhadores da mesma empresa pública. A Escala de Autorregulação da Transferência de Aprendizagem mostrou evidências de confiabilidade nos fatores “expressão de processos afetivos” (α = 0,91), “expressão de processos cognitivos” (α = 0,92), e “expressão de processos comportamentais” (α = 0,88) e validade preditiva de impacto em amplitude de treinamento (p<0,001). Os resultados dos testes de hipóteses apontam a existência de relação significativa entre o impacto do treinamento em profundidade e a expressão de processos afetivos (β=0,42; p<0,001) e cognitivos (β=0,23; p=0,01). Esses processos também mediaram a relação entre suporte psicossocial à transferência e esse impacto (β=0,468; p< 0,001). A intervenção para promover autorregulação não alcançou resultado significativo. Os achados dos estudos corroboram a importância da autorregulação da transferência de aprendizagem para o impacto de treinamentos no trabalho e podem apoiar diagnósticos e intervenções mais efetivas visando melhoria dos efeitos de treinamentos. |
Abstract: | The application or transfer of learning from training to work situations is a challenge for both workers and organizations. It involves contextual and individual characteristics. In this context, individuals can mobilize the process of self-regulation to achieve their application goals. Diagnosing and intervening in the expression of this process can contribute to increasing the effectiveness of training programs. This dissertation aimed to: construct and obtain validity evidence for a measure of this expression; verify the relationship between this self-regulation and the impact of training on work, as well as the mediating role of this self-regulation in the relationship between psychosocial support for that transfer and this impact. Additionally, it aimed to investigate if an intervention after training could increase that self-regulation and the mentioned impact. To achieve this, two studies were conducted. In the first study, items of the Self-Regulation Scale for Learning Transfer were constructed based on existing scientific literature on learning self-regulation in organizations, as there were no measures of selfregulation for that transfer. Data from 406 workers from a large Brazilian public company underwent Exploratory Factor Analysis and verification of discriminant and predictive validity. In the second study, hypotheses were tested using multiple regression, mediation analysis, and MANOVA. The sample consisted of 286 workers from the same public company. The Self-Regulation Scale for Learning Transfer showed evidence of reliability in the factors "expression of affective processes" (α = 0.91), "expression of cognitive processes" (α = 0.92), and "expression of behavioral processes" (α = 0.88), and predictive validity of training impact in breadth (p<0.001). The results of hypothesis tests indicate a significant relationship between training impact in depth and the expression of affective (β=0.42; p<0.001) and cognitive (β=0.23; p=0.01) processes. These processes also mediated the relationship between psychosocial support for transfer and this impact (β=0.468; p< 0.001). The intervention to promote selfregulation did not yield a significant result. The findings of the studies corroborate the importance of self-regulation of learning transfer for the impact of training on work and can support more effective diagnostics and interventions aimed at improving the effects of training programs. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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