Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51437
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MateusDeFreitasAvianiBellingrodt_DISSERT.pdf960,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Design e psicologia : um estudo acerca dos processos criativos de designers
Autor(es): Bellingrodt, Mateus de Freitas Aviani
Orientador(es): Viana, Dianne Magalhães
Assunto: Design
Psicologia
Processo criativo
Data de publicação: 3-Fev-2025
Referência: BELLINGRODT, Mateus de Freitas Aviani. Design e psicologia: um estudo acerca dos processos criativos de designers. 2024. 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O seguinte estudo propõe discutir o caráter indisciplinar entre a psicologia e o design, trazendo como foco da discussão a importância da criatividade como um dos elementos essenciais da atividade do designer, assim como o fator psíquico evolutivo e adaptativo humano. Para o aprofundamento dessa investigação foi criado um questionário online utilizando dois instrumentos. Um para avaliar a percepção de designers sobre o processo de design e outro para avaliar a percepção das barreiras à criatividade pessoal. O instrumento de processos de design foi criado e elaborado baseado em recortes da literatura para a elaboração de categorias do processo de design e o instrumento de barreiras à criatividade pessoal foi adaptado a partir de uma pesquisa existente. Para as definições conceituais foi utilizada como principal abordagem a visão histórico-cultural de Lev Vygotsky. Neste estudo são apresentados argumentos que investigam o conceito de criatividade, perpassando por diversos campos interdisciplinares que se relacionam de maneira direta e indireta com esse processo. Dessa forma, um dos propósitos deste estudo se volta para compreender o amplo e complexo significado do conceito de criatividade permitindo desconstruir noções e percepções de senso comum que interferem no modo como os indivíduos avaliam suas potencialidades criativas. A partir dessas condições, é demonstrado ao longo deste trabalho o valor e importância da criatividade e do design para o desenvolvimento tecnológico, científico e evolutivo humano. Por meio dessa visão, compreende-se o design como um tipo de processo criativo que ocorre por meio da atuação humana transformando e alterando seu meio buscando soluções adequadas. O caráter investigativo desta pesquisa de metodologia quantitativa obteve resultados estatisticamente validados e de confiabilidade por meio da técnica de PLS-SEM. O modelo final demonstrou que, para a amostra estudada, os construtos do instrumento de processos de design de conhecimento e produtividade; organização e gerenciamento; planejamento e execução obtiveram resultados adequados para os critérios de qualidade. Para o instrumento de barreiras à criatividade pessoal os construtos de falta de motivação e inibição/timidez obtiveram os critérios adequados de qualidade demonstrando uma relação de valência negativa para o instrumento de processos de design. Os achados demonstram que as variáveis avaliadas possuem 33% de coeficiente de determinação para o instrumento de processos de design. Por fim foi realizada uma análise IPMA para discutir possíveis ações que promovam o bem-estar de designers em seu processo de criação.
Abstract: The following study proposes to discuss the interdisciplinary nature between psychology and design, focusing on the importance of creativity as one of the essential elements of a designer's activity, as well as the evolutionary and adaptive human psychic factor. For the deepening of this investigation, an online questionnaire was created using two instruments. One to evaluate designers' perceptions of the design process and another to evaluate perceptions of personal creativity barriers. The design process instrument was created and developed based on literature excerpts to establish categories of the design process, and the personal creativity barriers instrument was adapted from existing research. For the conceptual definitions, Lev Vygotsky's historical-cultural approach was primarily used. This study presents arguments that investigate the concept of creativity, traversing various interdisciplinary fields that relate directly and indirectly to this process. Thus, one of the purposes of this study is to understand the broad and complex meaning of the concept of creativity, allowing the deconstruction of common notions and perceptions that interfere with how individuals assess their creative potential. Under these conditions, this work demonstrates the value and importance of creativity and design for human technological, scientific, and evolutionary development. Through this vision, design is understood as a type of creative process that occurs through human action, transforming and altering the environment to seek suitable solutions. The investigative nature of this quantitative methodology research obtained statistically validated and reliable results through the PLS-SEM technique. The final model showed that for the studied sample, the constructs of the design process instrument of knowledge and productivity; organization and management; planning and execution obtained adequate results for the quality criteria. For the personal creativity barriers instrument, the constructs of lack of motivation and inhibition/shyness obtained adequate quality criteria, demonstrating a negative valence relationship with the design process instrument. The findings show that the evaluated variables have a 33% determination coefficient for the design process instrument. Finally, an IPMA analysis was conducted to discuss possible actions to promote designers' well-being in their creative process.
Resumen: El siguiente estudio propone discutir el carácter interdisciplinario entre la psicología y el diseño, enfocándose en la importancia de la creatividad como uno de los elementos esenciales de la actividad del diseñador, así como en el factor psíquico evolutivo y adaptativo humano. Para profundizar esta investigación, se creó un cuestionario en línea utilizando dos instrumentos. Uno para evaluar la percepción de los diseñadores sobre el proceso de diseño y otro para evaluar la percepción de las barreras a la creatividad personal. El instrumento del proceso de diseño fue creado y desarrollado basado en extractos de la literatura para establecer categorías del proceso de diseño, y el instrumento de barreras a la creatividad personal fue adaptado a partir de una investigación existente. Para las definiciones conceptuales, se utilizó principalmente el enfoque histórico-cultural de Lev Vygotsky. Este estudio presenta argumentos que investigan el concepto de creatividad, atravesando varios campos interdisciplinarios que se relacionan directa e indirectamente con este proceso. Así, uno de los propósitos de este estudio es comprender el amplio y complejo significado del concepto de creatividad, permitiendo la deconstrucción de nociones y percepciones comunes que interfieren en la forma en que los individuos evalúan su potencial creativo. Bajo estas condiciones, este trabajo demuestra el valor y la importancia de la creatividad y el diseño para el desarrollo tecnológico, científico y evolutivo humano. A través de esta visión, se entiende el diseño como un tipo de proceso creativo que ocurre a través de la acción humana, transformando y alterando el entorno para buscar soluciones adecuadas. El carácter investigativo de esta investigación de metodología cuantitativa obtuvo resultados estadísticamente validados y confiables a través de la técnica PLS-SEM. El modelo final mostró que, para la muestra estudiada, los constructos del instrumento del proceso de diseño de conocimiento y productividad; organización y gestión; planificación y ejecución obtuvieron resultados adecuados para los criterios de calidad. Para el instrumento de barreras a la creatividad personal, los constructos de falta de motivación e inhibición/timidez obtuvieron los criterios de calidad adecuados, demostrando una relación de valencia negativa con el instrumento del proceso de diseño. Los hallazgos muestran que las variables evaluadas tienen un coeficiente de determinación del 33% para el instrumento del proceso de diseño. Finalmente, se realizó un análisis IPMA para discutir posibles acciones que promuevan el bienestar de los diseñadores en su proceso creativo.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.