http://repositorio.unb.br/handle/10482/51440
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_MateusFranciscoFeitosa_DISSERT.pdf | 70,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Metáfora sinestésica : uma proposta decolonial de diálogo entre objeto-espaço no design |
Autor(es): | Feitosa, Mateus Francisco |
Orientador(es): | Maranhão, Ana Carolina Kalume |
Assunto: | Decolonialidade Semiótica Design Modernismo |
Data de publicação: | 3-Fev-2025 |
Data de defesa: | 25-Out-2024 |
Referência: | FEITOSA, Mateus Francisco. Metáfora sinestésica: uma proposta decolonial de diálogo entre objeto-espaço no design. 2024. 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Os Estudos Decoloniais ganharam importante destaque e relevância nas pesquisas em Design no Brasil, nos últimos dez anos, por meio do ensino e da pesquisa advindos especialmente dos estudos em Design que unem pesquisadores das Ciências Sociais de diferentes Universidades da América Latina em torno da pesquisa sobre colonialismo e o pós-colonialismo nas Américas. O conceito de decolonialismo aplicado ao Design expõe a centralidade do pensamento eurocêntrico no ensino-aprendizagem em Design e seus impactos nas produções dos discentes. A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar o funcionamento da metáfora sinestésica como proposta decolonial ao processo criativo do designer e sua inserção no texto cultural presente nos estudos advindos do campo da semiótica da cultura na região centro-oeste brasileira, especificamente no estado do Goiás. A pesquisa baseia-se em uma análise sinestésica no Design relacionada às construções transdisciplinares como forma de desenvolvimento de um processo emancipatório da retórica. São contextualizados o design e sua linguagem, a centralidade do repertório cultural na articulação do discurso e questionados os conceitos de Modernidade, Modernização e Modernismo, onde o cânone eurocêntrico restringe o que é considerado design em produções do sul global como sintoma das relações de poder pela cultura. A pesquisa busca investigar, assim, epistemes locais ao designer goiano como forma de emancipar sua produção de sentido. |
Abstract: | Decolonial Studies has gained important prominence and relevance in Design research in Brazil in the last ten years, through teaching and research, especially from Design studies that unite Social Science researchers from different Universities in Latin America around research on colonialism and postcolonialism in the Americas. The concept of decolonialism applied to Design exposes the centrality of Eurocentric thinking in the teaching-learning of Design and its impacts on the students’ productions. The present research aims to demonstrate the functioning of the synesthetic metaphor as a decolonial proposal to the creative process of the designer and its insertion in the cultural text present in the studies from the field of semiotics of culture in the middle-west region of Brazil, specifically in the state of Goiás. The research is based on a synesthetic analysis in Design related to transdisciplinary constructions as a way of developing an emancipatory process of rhetoric. Design and its language are contextualized, as well as the centrality of the cultural repertoire in the articulation of discourse and the concepts of Modernity, Modernization and Modernism are questioned, where the Eurocentric canon restricts what is considered design in productions from the global south as a symptom of power relations through culture. The research seeks to investigate, therefore, local epistemes to the designer from Goiás as a way to emancipate his production of meaning. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Design (IdA DIN) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Design |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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