http://repositorio.unb.br/handle/10482/51528
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
CristinaTorresTavares_DISSERT.pdf | 7,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A folha que vejo, a paisagem que enxergo : da percepção ao conhecimento botânico por meio de uma abordagem investigativa no Ensino Médio |
Autor(es): | Tavares, Cristina Torres |
Orientador(es): | Russo, Cristiane Rodrigues Menezes |
Assunto: | Percepção botânica Morfologia foliar Ensino médio Atividade investigativa |
Data de publicação: | 11-Fev-2025 |
Data de defesa: | 21-Jun-2024 |
Referência: | TAVARES, Cristina Torres. A Folha Que Vejo, A Paisagem Que Enxergo: Da Percepção Ao Conhecimento Botânico Por Meio De Uma abordagem Investigativa No Ensino Médio. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Diante de tantos desafios enfrentados no ensino de Botânica, essa pesquisa se concentrou em responder à seguinte pergunta: Como as atividades investigativas contribuem para a construção do conhecimento e da compreensão dos conteúdos botânicos, por parte dos estudantes do Ensino Médio? Ao adotar um ensino investigativo, o estudo propôs atividades que estimularam o interesse e a percepção botânica, resultando em uma aprendizagem significativa e na construção do conhecimento entre os estudantes. Destacou-se a importância de valorizar os conhecimentos prévios como elementos impulsionadores de uma aprendizagem significativa, bem como trabalhar a sensibilização para aproximar os estudantes da diversidade botânica. Ações práticas e experimentais foram decisivas para manter a motivação, o incentivo à autonomia, o engajamento e o trabalho colaborativo entre os discentes. A sequência didática foi conduzida em diferentes ambientes, como a sala de aula, a área verde da escola e o laboratório, utilizando o método Inquiry Based Science Education (IBSE) e compreendeu três etapas distintas. A primeira consistiu na identificação dos conhecimentos prévios, revelando uma compreensão satisfatória dos conceitos botânicos básicos, marcando a presença dos subsunçores. Na segunda etapa, o foco foi a sensibilização para a observação e compreensão das plantas, a fim de romper com a impercepção botânica. A introdução de samambaias na sala de aula e as atividades sensoriais na área verde da escola ativaram os sentidos, despertaram a curiosidade e a percepção dos alunos em relação às plantas. A terceira fase, por sua vez, envolveu a exploração e caracterização da morfologia das angiospermas, com ênfase no estudo das folhas. Essa etapa incluiu tanto conteúdo teórico quanto práticas de campo e experimento no laboratório com o tema diafanização foliar, envolvendo os alunos ativamente na prática e na aplicação dos conceitos aprendidos. Os resultados evidenciaram que a identificação dos subsunçores nos conhecimentos prévios dos alunos, ao longo das etapas da sequência didática, foi a base para a construção de conceitos botânicos, resultando na aprendizagem significativa. Assim, as atividades que envolveram a dimensão sensorial contribuíram significativamente para desmitificar os conteúdos botânicos e atribuir significado ao conhecimento dos estudantes, aproximando-os das plantas e promovendo uma percepção botânica na maioria deles. A atividade de experimentação se mostrou fundamental para manter os estudantes motivados e engajados, ao longo do processo de aprendizagem, destacando a importância das atividades práticas investigativas na construção ativa do conhecimento. Esses resultados corroboram com a eficácia de abordagens centradas na investigação para a compreensão mais significativa dos conteúdos botânicos, promovendo reflexões, como o reconhecimento das plantas enquanto seres vivos e a necessidade de reconexão com a natureza para a formação de cidadãos mais responsáveis, capazes de contribuir com ações para o bem da sociedade. |
Abstract: | Faced with so many challenges faced in teaching Botany, this research focused on answering the following question: How do investigative activities contribute to the construction of knowledge and understanding of botanical content by high school students? By adopting investigative teaching, the study proposed activities that stimulated interest and botanical perception, resulting in significant learning and the construction of knowledge among students. The importance of valuing prior knowledge as elements that drive meaningful learning was highlighted, as well as working to raise awareness to bring students closer to botanical diversity. Practical and experimental actions were decisive in maintaining motivation, encouraging autonomy, engagement and collaborative work among students. The didactic sequence was conducted in different environments, such as the classroom, the school's green area and the laboratory, using the Inquiry Based Science Education (IBSE) method and comprised three distinct stages. The first consisted of identifying prior knowledge, revealing a satisfactory understanding of basic botanical concepts, marking the presence of subsumers. In the second stage, the focus was on raising awareness of the observation and understanding of plants, in order to break with botanical imperception. The introduction of ferns into the classroom and sensory activities in the school's green area activated the senses, awakening students' curiosity and perception of plants. The third phase, in turn, involved the exploration and characterization of the morphology of angiosperms, with an emphasis on the study of leaves. This stage included both theoretical content and field practices and laboratory experiments with the theme of leaf clearing, actively involving students in the practice and application of the concepts learned. The results showed that the identification of subsumers in the students' prior knowledge, throughout the stages of the didactic sequence, was the basis for the construction of botanical concepts, resulting in meaningful learning. Thus, the activities that involved the sensorial dimension contributed significantly to demystifying botanical content and giving meaning to students' knowledge, bringing them closer to plants and promoting botanical perception in most of them. The experimentation activity proved to be fundamental in keeping students motivated and engaged throughout the learning process, highlighting the importance of practical investigative activities in the active construction of knowledge. These results corroborate the effectiveness of research-centered approaches for a more meaningful understanding of botanical content, promoting reflections, such as the recognition of plants as living beings and the need for reconnection with nature to form more responsible citizens, capable of contributing with actions for the good of society. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.