Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51530
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LeticiaLimaVerasGuaranyKhouri_DISSERT.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sequência didática investigativa para a abordagem da educação sexual no Ensino Médio
Autor(es): Khouri, Letícia Lima Veras Guarany
Orientador(es): Paulini, Fernanda
Assunto: Educação sexual
Saúde sexual
Gravidez na adolescência
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
Direitos sexuais
Violência sexual
Direitos reprodutivos
Data de publicação: 11-Fev-2025
Referência: KHOURI, Letícia Lima Veras Guarany. "SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO". 2024. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Diante da grande taxa de gravidez precoce, de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) encontradas no Brasil, fica evidente a necessidade da educação sexual no ensino básico. O trabalho propõe uma Sequência Didática Investigativa para ser abordada no ensino médio sobre essa temática. Seguimos o modelo Predição-ObservaçãoExplicação, trabalhando com situações-problema, sobre as quais os estudantes levantam hipóteses e realizam investigações para chegar às suas conclusões. Essa sequência foi aplicada para uma turma de 1º ano do ensino médio, em uma escola da cidade de Luziânia-GO, obtendo uma avaliação positiva pela maioria dos estudantes. Espera-se que por meio dessa proposta os estudantes adotem comportamentos mais seguros e saudáveis, aumentando assim, a sua qualidade de vida, e que o produto educacional aqui apresentado possa servir de ferramenta para outros educadores.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.