http://repositorio.unb.br/handle/10482/51530
Fichier | Taille | Format | |
---|---|---|---|
LeticiaLimaVerasGuaranyKhouri_DISSERT.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Sequência didática investigativa para a abordagem da educação sexual no Ensino Médio |
Auteur(s): | Khouri, Letícia Lima Veras Guarany |
Orientador(es):: | Paulini, Fernanda |
Assunto:: | Educação sexual Saúde sexual Gravidez na adolescência Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) Direitos sexuais Violência sexual Direitos reprodutivos |
Date de publication: | 11-fév-2025 |
Data de defesa:: | 23-fév-2024 |
Référence bibliographique: | KHOURI, Letícia Lima Veras Guarany. "SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO". 2024. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | Diante da grande taxa de gravidez precoce, de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) encontradas no Brasil, fica evidente a necessidade da educação sexual no ensino básico. O trabalho propõe uma Sequência Didática Investigativa para ser abordada no ensino médio sobre essa temática. Seguimos o modelo Predição-ObservaçãoExplicação, trabalhando com situações-problema, sobre as quais os estudantes levantam hipóteses e realizam investigações para chegar às suas conclusões. Essa sequência foi aplicada para uma turma de 1º ano do ensino médio, em uma escola da cidade de Luziânia-GO, obtendo uma avaliação positiva pela maioria dos estudantes. Espera-se que por meio dessa proposta os estudantes adotem comportamentos mais seguros e saudáveis, aumentando assim, a sua qualidade de vida, e que o produto educacional aqui apresentado possa servir de ferramenta para outros educadores. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.