http://repositorio.unb.br/handle/10482/51531
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
LuanaGomideBezerra_DISSERT.pdf | 10,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Usos pedagógicos dos exames e avaliações externas : diálogos com ensino investigativo |
Autor(es): | Bezerra, Luana Gomide |
Orientador(es): | Santos, Andre Vitor Fernandes dos |
Assunto: | Novo Ensino Médio Currículo educacional Avaliação em larga escala (SAEB) Biologia - estudo e ensino Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Data de publicação: | 11-Fev-2025 |
Data de defesa: | 27-Mar-2024 |
Referência: | BEZERRA, Luana Gomide. "Usos pedagógicos dos exames e avaliações externas: diálogos com ensino investigativo". 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa partiu da inquietação acerca das mudanças recentes do Novo Ensino Médio, os desdobramentos dos conteúdos, habilidades e aprendizagens acerca das Ciências da Natureza, com ênfase nos conteúdos de Biologia. Aqui se promoveu a investigação dos objetivos e resultados das Avaliações Diagnósticas da Educação Básica na Biologia e nas dificuldades e enfrentamentos dos docentes de Biologia frente ao Novo Ensino Médio. A partir do olhar para o exame do ENEM e interpretação pedagógica dos seus relatórios de 2009 a 2012 essa investigação produziu um curso de e xtensão para professores de Biologia. O curso possibilitou pensar o que são as avaliações externas, criar formas de interpretação entre a relação dos itens da Biologia das provas do ENEM e seus relatórios e ferramentas pedagógicas, e produzir um olhar a partir do ensino por investigação para trabalhar a análise e criação de itens de Biologia considerando a operação cognitiva, o contexto e o objeto do conhecimento dos descritores do mapa de itens do ENEM de Ciências da Natureza. |
Abstract: | Esta pesquisa partiu da inquietação acerca das mudanças recentes do Novo Ensino Médio, os desdobramentos dos conteúdos, habilidades e aprendizagens acerca das Ciências da Natureza, com ênfase nos conteúdos de Biologia. Aqui se promoveu a investigação dos objetivos e resultados das Avaliações Diagnósticas da Educação Básica na Biologia e nas dificuldades e enfrentamentos dos docentes de Biologia frente ao Novo Ensino Médio. A partir do olhar para o exame do ENEM e interpretação pedagógica dos seus relatórios de 2009 a 2012 essa investigação produziu um curso de e xtensão para professores de Biologia. O curso possibilitou pensar o que são as avaliações externas, criar formas de interpretação entre a relação dos itens da Biologia das provas do ENEM e seus relatórios e ferramentas pedagógicas, e produzir um olhar a partir do ensino por investigação para trabalhar a análise e criação de itens de Biologia considerando a operação cognitiva, o contexto e o objeto do conhecimento dos descritores do mapa de itens do ENEM de Ciências da Natureza. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.