Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51531
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LuanaGomideBezerra_DISSERT.pdf10,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Usos pedagógicos dos exames e avaliações externas : diálogos com ensino investigativo
Autor(es): Bezerra, Luana Gomide
Orientador(es): Santos, Andre Vitor Fernandes dos
Assunto: Novo Ensino Médio
Currículo educacional
Avaliação em larga escala (SAEB)
Biologia - estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de publicação: 11-Fev-2025
Referência: BEZERRA, Luana Gomide. "Usos pedagógicos dos exames e avaliações externas: diálogos com ensino investigativo". 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta pesquisa partiu da inquietação acerca das mudanças recentes do Novo Ensino Médio, os desdobramentos dos conteúdos, habilidades e aprendizagens acerca das Ciências da Natureza, com ênfase nos conteúdos de Biologia. Aqui se promoveu a investigação dos objetivos e resultados das Avaliações Diagnósticas da Educação Básica na Biologia e nas dificuldades e enfrentamentos dos docentes de Biologia frente ao Novo Ensino Médio. A partir do olhar para o exame do ENEM e interpretação pedagógica dos seus relatórios de 2009 a 2012 essa investigação produziu um curso de e xtensão para professores de Biologia. O curso possibilitou pensar o que são as avaliações externas, criar formas de interpretação entre a relação dos itens da Biologia das provas do ENEM e seus relatórios e ferramentas pedagógicas, e produzir um olhar a partir do ensino por investigação para trabalhar a análise e criação de itens de Biologia considerando a operação cognitiva, o contexto e o objeto do conhecimento dos descritores do mapa de itens do ENEM de Ciências da Natureza.
Abstract: Esta pesquisa partiu da inquietação acerca das mudanças recentes do Novo Ensino Médio, os desdobramentos dos conteúdos, habilidades e aprendizagens acerca das Ciências da Natureza, com ênfase nos conteúdos de Biologia. Aqui se promoveu a investigação dos objetivos e resultados das Avaliações Diagnósticas da Educação Básica na Biologia e nas dificuldades e enfrentamentos dos docentes de Biologia frente ao Novo Ensino Médio. A partir do olhar para o exame do ENEM e interpretação pedagógica dos seus relatórios de 2009 a 2012 essa investigação produziu um curso de e xtensão para professores de Biologia. O curso possibilitou pensar o que são as avaliações externas, criar formas de interpretação entre a relação dos itens da Biologia das provas do ENEM e seus relatórios e ferramentas pedagógicas, e produzir um olhar a partir do ensino por investigação para trabalhar a análise e criação de itens de Biologia considerando a operação cognitiva, o contexto e o objeto do conhecimento dos descritores do mapa de itens do ENEM de Ciências da Natureza.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.