Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51531
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
LuanaGomideBezerra_DISSERT.pdf10,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Usos pedagógicos dos exames e avaliações externas : diálogos com ensino investigativo
Autor : Bezerra, Luana Gomide
Orientador(es):: Santos, Andre Vitor Fernandes dos
Assunto:: Novo Ensino Médio
Currículo educacional
Avaliação em larga escala (SAEB)
Biologia - estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Fecha de publicación : 11-feb-2025
Citación : BEZERRA, Luana Gomide. "Usos pedagógicos dos exames e avaliações externas: diálogos com ensino investigativo". 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : Esta pesquisa partiu da inquietação acerca das mudanças recentes do Novo Ensino Médio, os desdobramentos dos conteúdos, habilidades e aprendizagens acerca das Ciências da Natureza, com ênfase nos conteúdos de Biologia. Aqui se promoveu a investigação dos objetivos e resultados das Avaliações Diagnósticas da Educação Básica na Biologia e nas dificuldades e enfrentamentos dos docentes de Biologia frente ao Novo Ensino Médio. A partir do olhar para o exame do ENEM e interpretação pedagógica dos seus relatórios de 2009 a 2012 essa investigação produziu um curso de e xtensão para professores de Biologia. O curso possibilitou pensar o que são as avaliações externas, criar formas de interpretação entre a relação dos itens da Biologia das provas do ENEM e seus relatórios e ferramentas pedagógicas, e produzir um olhar a partir do ensino por investigação para trabalhar a análise e criação de itens de Biologia considerando a operação cognitiva, o contexto e o objeto do conhecimento dos descritores do mapa de itens do ENEM de Ciências da Natureza.
Abstract: Esta pesquisa partiu da inquietação acerca das mudanças recentes do Novo Ensino Médio, os desdobramentos dos conteúdos, habilidades e aprendizagens acerca das Ciências da Natureza, com ênfase nos conteúdos de Biologia. Aqui se promoveu a investigação dos objetivos e resultados das Avaliações Diagnósticas da Educação Básica na Biologia e nas dificuldades e enfrentamentos dos docentes de Biologia frente ao Novo Ensino Médio. A partir do olhar para o exame do ENEM e interpretação pedagógica dos seus relatórios de 2009 a 2012 essa investigação produziu um curso de e xtensão para professores de Biologia. O curso possibilitou pensar o que são as avaliações externas, criar formas de interpretação entre a relação dos itens da Biologia das provas do ENEM e seus relatórios e ferramentas pedagógicas, e produzir um olhar a partir do ensino por investigação para trabalhar a análise e criação de itens de Biologia considerando a operação cognitiva, o contexto e o objeto do conhecimento dos descritores do mapa de itens do ENEM de Ciências da Natureza.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51531/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.