http://repositorio.unb.br/handle/10482/51537
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PattryciaReisDosSantosTeles_DISSERT.pdf | 632,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
guia_didatico_PRODUTO.pdf | 821,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Sequência didática para o estudo do cerrado em aulas de Biologia |
Autor(es): | Teles, Pattrycia Reis dos Santos |
Orientador(es): | Ferreira, Maria Fernanda Nince |
Assunto: | Biomas Cerrado Fitofisionomia Ensino por investigação Sequência didática Biologia - estudo e ensino |
Data de publicação: | 11-Fev-2025 |
Data de defesa: | 28-Mar-2024 |
Referência: | TELES, Pattrycia Reis dos Santos. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DO CERRADO EM AULAS DE BIOLOGIA. 2024. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo fazer uso de vídeos e outros recursos para o ensino do bioma Cerrado durante aulas de Biologia no Ensino Médio por meio da elaboração de um Guia Didático, na forma de Sequência Didática promovendo um ensino investigativo como um recurso educacional para auxiliar os professores na abordagem do Cerrado. Devido à abordagem fragmentada, e superficial do conteúdo Cerrado nos materiais didáticos no Ensino Médio em aulas de Biologia foi elaborado o Guia Didático. A utilização de vídeos tem desempenhado renovação das práticas dos professores de Biologia, despertando o interesse e engajamento dos alunos. A Sequência Didática aqui elaborada é composta de aulas e atividades investigativas, oferecendo orientações aos professores e recursos para serem aplicados com os alunos em aulas de Biologia. Houve uma seleção criteriosa de materiais para serem utilizados em sala de aula visando explorar diferentes aspectos relacionados às características do Cerrado, suas formações vegetais, características, e sua preservação e conservação. Onde é esperado com a execução da Sequência Didática exista a transmissão de conhecimentos sobre o Cerrado para os estudantes do Ensino Médio. Agradecimentos ao PROFBIO-UNB e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. |
Abstract: | The main objective of this work is to develop a Didactic Sequence aimed at Biology teachers to work on the Cerrado biome in High School. This initiative is justified by the scarcity of information in Biology textbooks about the biome, with the materials to be used in this Didactic Sequence emphasizing resources such as videos and reports. A Didactic Sequence has been developed, consisting of preliminary activities to be carried out with and without research, in addition to three classes aimed at exploring the following themes: characteristics of the Cerrado; Cerrado phytophysiognomies; and preservation and conservation of the Cerrado. These approaches aim to provide students with the opportunity to acquire knowledge through real contexts, stimulating active and meaningful learning through investigative teaching. The diversity of proposed practices aims to facilitate the understanding of concepts related to the Cerrado, thus contributing to the improvement of teaching about this important biome. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.