Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51629
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
MariaOliveiraVillarDeQueiroz_TESE.pdf18,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Cenografia de vestir : território de toldas, máscaras e estandartes
Autor : Queiroz, Maria Oliveira Villar de
Orientador(es):: Hartmann, Luciana
Coorientador(es):: Oliveira, Fabiana Lazzari de
Assunto:: Cenografia
Figurinos
Espaço (Arte)
Território (Arte)
Teatralidade
Fecha de publicación : 18-feb-2025
Citación : QUEIROZ, Maria Oliveira Villar de. CENOGRAFIA DE VESTIR Território de Toldas, Máscaras e Estandartes. 2024. 225 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : Esta pesquisa pretende realizar uma análise espacial de encenações que ocorrem fora de espaços teatrais institucionalizados, a partir do estudo dos objetos que as constituem e que se manifestam em três escalas diferentes: a Tolda, no Teatro de Mamulengo, a Máscara, no Cavalo Marinho e o Estandarte, no Maracatu de Baque Solto. Esses três objetos, denominados aqui por objetos-fortes, são considerados focos proporcionadores da escala de seus eventos e referência para dimensionar o território de brinquedo, ou até onde se percebe sua teatralidade. Sob a hipótese de a escala de uma encenação em sua materialidade ser parte conformadora do território de teatralidade de um universo brincado ou performado, a pesquisa faz uma análise da cenografia, da indumentária, dos objetos cênicos e de outras feituras, de maneira combinada às ações no espaço. Para tanto levanta modos de cenografar e indumentar na Cultura Popular e na rua; aprofunda a definição de brinquedo e brincadeira; evidencia saberes dos mestres Chico Simões, José Grimário e Manoelzinho Salustiano; analisa sistemas, espaços, objetos e ação, segundo a encenação no teatro e na rua, sendo, esta última, de acordo com procedimentos apresentados em A Natureza do Espaço (2008) de Milton Santos; analisa espacialmente a escala dos eventos onde os objetos são acionados e cria um glossário. Para tal é proposta uma metodologia de bordado, modo para perceber a totalidade de uma composição, não ignorando seu lado revés, analogia para processo de criação e feitura, como a presença de propósitos que as antecederam no devir do seu desenho. Trata-se de uma sequência de leitura (textual, visual, memorial, experienciada e outros), representada em desenho e análise.
Abstract: This research intends to carry out a spatial analysis of stagings outside of institutionalized theatrical spaces, based on the study of the objects that constitute them and that manifest themselves in three different scales: the Tolda at the theater of Mamulengo, the Mask in Cavalo Marinho and the Estandarte in Maracatu de Baque Solto. These three objects, named here by strongs-objects, are considered focal points that provide the scale of its events and a reference for dimensioning the performance territory, or the dimension of theatricality. In the hypothesis of the scale of a staging in its materiality being a conforming part of the territory of a theatricality in a played or performed universe, the research makes an analysis of the scenography, scenic costumes, scenic objects and other fetures, combined with actions in space. For that, the investigation bring ways of scenography and clothing in a Brazilian Popular Culture; demonstrates the knowledge of the masters Chico Simões, José Grimário e Manoelzinho Salustiano; analyzes space systems, objects and action, according to the staging’s theatre and stagings in the street, the latter in accordance with procedures presented in A Natureza do Espaço (2008) by Milton Santos; analyzes the scale of events/performances where objects are used and creates a glossary. For this purpose, an embroidery methodology is proposed, to perceive the totality of a composition, not ignoring its reverse side, analogy for creation and making process, purpose that precedes the becoming of your drawing. This is a reading sequence. This is about a reading sequence of reading (textual, visual, memorial, experienced and others), represented in drawing analysis.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51629/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.