Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51631
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RogerioLuizDeOliveira_DISSERT.pdf7,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Teatro de Quintal : processos de composição teatral em Unaí-MG, de nova utopia à insurgência poética
Autor(es): Oliveira, Rogério Luiz de
Orientador(es): Tenenblat, Nitza
Assunto: Grupos de teatro
Teatro brasileiro
Processo criativo
Poética teatral
Teatro de grupo
Direito à cidade
Data de publicação: 18-Fev-2025
Referência: OLIVEIRA, Rogério Luiz de. Teatro de Quintal: processos de composição teatral em Unaí-MG, de nova utopia à insurgência poética. 2024. 206 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A Cia. Pé na Estrada, grupo teatral de que faço parte, desde 2015 vem produzindo e apresentando seu teatro em Unaí, uma cidade agropecuária, localizada no estado de Minas Gerias e a 150 km de Brasília, onde não há galerias, teatros ou salas de espetáculo. Sem outro espaço que nos recebesse, começamos a ensaiar e apresentar nossos trabalhos no quintal da casa de um dos integrantes do grupo, em um bairro periférico de Unaí. O que parecia uma alternativa temporária para o grupo foi se mostrando uma possibilidade estética e ética para as nossas criações. Lá acabamos fundando o Teatro de Quintal, que por ser um espaço teatral com muitas especificidades, limitações, mas também potências, tem nos guiado para uma forma particular de fazer o teatro. Na pesquisa estudei a história de Unaí (nos livros dos historiadores Maria Torres Gonçalves e Oliveira Mello), a história da prática do teatro na cidade (pelo relatos dos dois historiadores e por meio de entrevistas que fiz com artistas locais), além da trajetória da Cia. Pé na Estrada e da análise de seus processos criativos, colhendo elementos que ajudam a entender o Teatro de Quintal não só como o espaço teatral alternativo do grupo, mas também como a sua poética política, o seu modo doméstico e comunitário de produção teatral, que se constitui como uma insurgência cultural numa cidade interiorana governada pelas exigências do agronegócio. À luz de Rosyane Trotta e Patrícia Fagundes, de seus estudos sobre coletivos teatrais desafiando a realidade neoliberal que tanto dificulta as produções simbólicas no Brasil, mas também de reflexões de Augusto Boal, Henri Lefebvre, David Harvey e Michel Foucault, utopias do teatro e do mundo, busco mostrar como, mesmo na precariedade, o Teatro de Quintal da Cia. Pé na Estrada funda outros espaços na realidade geográfica, histórica e cotidiana de Unaí, constituindo lutas pelo direito à cidade e pelo direito à fruição do teatro nas cidades de interior da região central do país, onde, nas últimas décadas, o aumento das populações nas áreas urbanas tem sido motivado pelo agronegócio, cujo poder financeiro e político se estende inclusive ao campo da cultura.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.