http://repositorio.unb.br/handle/10482/51640
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AlineEstefaniaRodriguesMoura_DISSERT.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A inclusão e o uso de TDIC na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem como apoio à mediação pedagógica dos professores |
Autor(es): | Moura, Aline Estefânia Rodrigues |
Orientador(es): | Souza, Amaralina Miranda de |
Assunto: | Inclusão digital Tecnologias da informação e comunicação Mediação pedagógica Desenho Universal para a Aprendizagem Ensino e aprendizagem |
Data de publicação: | 18-Fev-2025 |
Data de defesa: | 23-Set-2024 |
Referência: | MOURA, Aline Estefânia Rodrigues. A inclusão e o uso de TDIC na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem como apoio à mediação pedagógica dos professores. 2024. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | É fato que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem avançado muito e, cada vez mais, dispõem de muitos recursos que podem apoiar a mediação pedagógica do professor para favorecer a aplicação de estratégias que proporcionem um ambiente educativo rico em oportunidades de aprendizagem, participação e inclusão. Nessa perspectiva, a integração dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na mediação pedagógica pode se apresentar como estratégia para orientar o planejamento e diversificar as formas para tratar o conteúdo e propor atividades que provoquem o engajamento de todos os estudantes na construção da aprendizagem. Esta concepção alicerça o presente estudo que objetiva analisar se o uso intencional de TDIC pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes, observadas as perspectivas do DUA que aponta a necessidade de se considerar a diversidade de formas de aprender presente na sala de aula. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, cujo contexto abrangeu uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I, de escola pública do município de Nova Xavantina-MT, tendo como sujeitos, a professora e os alunos da turma selecionada de acordo com os critérios pré-estabelecidos pela pesquisa. As estratégias metodológicas utilizadas foram: a observação participante, com elaboração de plano de aplicação em conjunto com a professora para realizar intervenção pedagógica, avaliação e retroalimentação do planejamento; entrevista semiestruturada; roda de conversa e diário de campo. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram: roteiro de entrevista, roteiro de roda de conversa, roteiro de observação, as estratégias do plano de aplicação e mapeamento das escolas e seleção do contexto e sujeitos com o perfil para a realização da pesquisa. As informações obtidas em campo de pesquisa foram analisadas de acordo com os procedimentos da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam que o uso intencional de TDIC e a perspectiva do DUA favorece a potencialização das estratégias pedagógicas, promovendo aulas mais atrativas por meio de recursos pedagógicos diversificados, que despertam maior motivação, engajamento, esforço e participação de todos os alunos, especialmente aqueles com mais dificuldades e, sobretudo, o atendimento aos diversos estilos de aprendizagem e a concretização da inclusão e do respeito à diversidade em sala de aula. Nessa perspectiva, o estudo tem a pretensão de contribuir para inspirar novas pesquisas e reflexões que se revertam em ações voltadas à realização de práticas pedagógicas capazes de promover a aprendizagem significativa a todos os estudantes. |
Abstract: | It is a fact that Digital Information and Communication Technologies (TDIC) have advanced a lot and, increasingly, have many resources that can support the pedagogical mediation of the teacher to favor the application of strategies that provide an educational environment rich in opportunities for learning, participation and inclusion. In this perspective, the integration of the principles of the Universal Design for Learning (DUA) in pedagogical mediation can be presented as a strategy to guide planning and diversify the ways to treat the content and propose activities that provoke the engagement of all students in the construction of learning. This conception underlies the present study that aims to analyze whether the intentional use of TDIC can contribute to the teaching and learning process of all students, observing the perspectives of the DUA that points to the need to consider the diversity of ways of learning present in the classroom. In this way, a qualitative approach research was carried out through a case study, whose context covered a class of 3º year of Elementary School I, from a public school in the municipality of Nova Xavantina-MT, having as subjects, the teacher and the students of the class selected according to the criteria preestablished by the research. The methodological strategies used were: participant observation, with elaboration of an application plan together with the teacher to carry out pedagogical intervention, evaluation and feedback of the planning; semi-structured interview; conversation circle and field diary. The instruments used for the collection of information were: interview script, conversation wheel script, observation script, the strategies of the application plan and mapping of the schools and selection of the context and subjects with the profile for the realization of the research. The information obtained in the research field was analyzed according to the procedures of the content analysis of Bardin (2016). The results indicate that the intentional use of TDIC and the perspective of the DUA favors the potentiation of pedagogical strategies, promoting more attractive classes through diversified pedagogical resources, which arouse greater motivation, engagement, effort and participation of all students, especially those with more difficulties and, above all, the service to the various styles of learning and the realization of inclusion and respect for diversity in the classroom. In this perspective, the study intends to contribute to inspire new research and reflections that revert into actions aimed at carrying out pedagogical practices capable of promoting meaningful learning to all students. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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