Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Maria Clarisse | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Anabella da Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:43Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-24 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Anabella da Cruz. DO ABANDONO AO RETORNO: memórias e histórias das mulheres estudantes na Educação de Jovens e Adultos. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51641 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo compreender, com base nas memórias e histórias das
mulheres adultas da Educação de Jovens e Adultos, os sentidos atribuídos ao retorno à vida
escolar, identificando em que medida a escolarização contribui para a superação das
desigualdades entre os gêneros e as mazelas sociais. A investigação tem natureza qualitativa,
por meio de entrevistas narrativas. Este método possibilita a escuta de sujeitas que vivenciaram
uma determinada experiência, mediante a reconstrução de acontecimentos sociais pela
perspectiva do entrevistado. O tratamento dos dados obtidos foi analisado pelo viés da proposta
de Schutze. Os principais pressupostos teóricos encontram-se em Paulo Freire, Sueli Carneiro,
Heleieth Saffioti, Lélia Gonzalez, Ângela Davis, Mary Del Priore e Maria Helena Bastos e Nita
Freire. A pesquisa revela que a historicidade do processo educacional do Brasil explica os
índices de mulheres não alfabetizadas na época atual, agregada a características sociais
brasileiras, como desigualdade, racismo, machismo e sexismo, que aparecem nas histórias de
vida destas sujeitas, justificando sua ausência da escola na infância e adolescência. No entanto,
a luta pelo resgate de suas humanizações confirma sua presença na escola pela via da Educação
de Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do abandono ao retorno : memórias e histórias das mulheres estudantes na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to understand, based on the memories and stories of adult women in Youth
and Adult Education, the meanings attributed to the return to school life, identifying to what
extent schooling contributes to overcoming gender inequalities and problems social. The
investigation is qualitative in nature, through narrative interviews. This method makes it
possible to listen to subjects who have lived a certain experience, through the reconstruction of
social events from the perspective of the interviewee. The treatment of the data obtained was
analyzed according to Schutze's proposal. The main theoretical assumptions are found in Paulo
Freire, Sueli Carneiro, Heleieth Saffioti, Lélia Gonzalez, Ângela Davis, Mary Del Priore and
Maria Helena Bastos and Nita Freire. The research reveals that the historicity of Brazil's
educational process explains the rates of illiterate women in the current era, added to Brazilian
social characteristics such as inequality, racism, machismo and sexism, which appear in the life
stories of these subjects, justifying their absence from education. school in childhood and
adolescence. However, the fight to rescue their humanizations justifies their presence at school
through Youth and Adult Education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|