http://repositorio.unb.br/handle/10482/51652
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Title: | Jogos e brincadeiras na alfabetização Matemática : uma experiência com o campo conceitual aditivo |
Authors: | Santos, Juliana Alves Lopes dos |
Orientador(es):: | Moreira, Geraldo Eustáquio |
Assunto:: | Jogos educativos Campo conceitual aditivo Alfabetização matemática |
Issue Date: | 18-Feb-2025 |
Data de defesa:: | 4-Dec-2024 |
Citation: | SANTOS, Juliana Alves Lopes dos. Jogos e brincadeiras na alfabetização matemática: uma experiência com o campo conceitual aditivo. 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Abstract: | Esta dissertação, devido ao formato metodológico adotado, multipaper, foi estruturada em quatro partes: a primeira parte apresenta informações contextuais da pesquisa como um todo; a segunda parte foi constituída por uma revisão sistemática da literatura (paper I); a terceira resulta da pesquisa de intervenção e das produções dos estudantes (paper II); e, na última parte, apresenta-se uma pesquisa teórica, que sintetiza as contribuições (potencialidades e desafios) resultantes dos achados do estudo como um todo (paper III). Assim, o estudo teve como objetivo geral analisar possíveis contribuições do uso do jogo e da brincadeira no trabalho pedagógico para o desenvolvimento de habilidades do campo conceitual aditivo para o processo de alfabetização matemática de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar esse intento, os objetivos específicos foram: identificar e descrever pesquisas brasileiras que abordaram o uso dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização matemática de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no período de 2010 a 2019; analisar o uso do jogo e da brincadeira para o desenvolvimento de habilidades do campo conceitual aditivo no processo de alfabetização matemática de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental; descrever potencialidades e desafios do jogo e da brincadeira no trabalho pedagógico para o desenvolvimento de habilidades do campo conceitual aditivo no processo de alfabetização matemática de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Os aspectos metodológicos explicitam um estudo de abordagem qualitativa, com objetivos de natureza descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos de pesquisa, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de intervenção colaborativa. As técnicas de análise de dados foram a análise documental e análise descritiva-interpretativa das produções dos estudantes. Kishimoto, Vigotski, Vergnaud, Danyluk, Teixeira e Moreira, são os referenciais teóricos de suporte da pesquisa. Os resultados da pesquisa de revisão sistemática de literatura, paper I, apontaram que, das pesquisas identificadas e analisadas, apenas dez abordaram, em alguma medida, o uso de jogos e brincadeiras no desenvolvimento de habilidades do campo conceitual aditivo. Embora essas pesquisas tenham fornecido material teórico, ficou evidente a necessidade de estudos mais focados na atividade dos estudantes durante as tarefas com jogos e brincadeiras, especialmente com foco no campo aditivo. Portanto, consideramos que, embora existam algumas pesquisas relacionadas ao tema, há uma escassez de estudos sobre o uso de jogos e brincadeiras no desenvolvimento de habilidades do campo aditivo, o que indica a necessidade de expandir a pesquisa teórica. Assim, a continuidade de estudos interventivos pode oferecer novas perspectivas e avanços significativos para o campo da Educação Matemática, especialmente no processo de alfabetização dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa de intervenção, paper II, indicaram que o uso de jogos e das brincadeiras pode ser um recurso didático com potencial para viabilizar o desenvolvimento de habilidades do campo conceitual aditivo no processo de aprendizagem de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Consideramos que a integração dos jogos e das brincadeiras ao trabalho pedagógico pode viabiliar o desenvolvimento de habilidades do campo conceitual aditivo, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, além de contribuir para a formação integral dos estudantes. Os resultados da pesquisa teórica, paper III, revelaram como potencialidades o estímulo ao pensamento criativo, a compreensão de conceitos abstratos de maneira mais acessível e significativa, a elaboração e a construção de conceitos, favorecendo um ambiente propício à experimentação e à descoberta. Quanto aos desafios, destacaram-se a diversidade de perfis e ritmos de aprendizagem, a resistência inicial da professora regente ao uso de jogos e brincadeiras, além da limitação do uso dos recursos didáticos durante as avaliações formais. Consideramos que, apesar dos desafios enfrentados, o uso de jogos e das brincadeiras contribuiu significativamente para a promoção do processo de alfabetização matemática dos estudantes. |
Abstract: | This dissertation, due to the methodological format adopted, multipaper, was structured into four parts: the first part presents contextual information about the research as a whole; the second part consisted of a systematic literature review (paper I); the third results from intervention research and student productions (paper II); and, in the last part, a theoretical research is presented, which summarizes the contributions (potentialities and challenges) resulting from the findings of the study as a whole (paper III). Thus, the general objective of the study was to analyze possible contributions of the use of games and games in pedagogical work for the development of skills in the additive conceptual field for the mathematical literacy process of students in the 3rd year of Elementary School. To achieve this aim, the specific objectives were: to identify and describe Brazilian research that addressed the use of games and games in the mathematical literacy process of students in the early years of Elementary School, from 2010 to 2019; analyze the use of games and games to develop skills in the additive conceptual field in the mathematical literacy process of students in the 3rd year of Elementary School; describe the potential and challenges of games and games in pedagogical work for the development of skills in the additive conceptual field in the mathematical literacy process of students in the 3rd year of Elementary School. The methodological aspects explain a study with a qualitative approach, with objectives of a descriptive and exploratory nature. As for research procedures, bibliographical research and collaborative intervention research were used. The data analysis techniques were document analysis and descriptive-interpretative analysis of student productions. Kishimoto, Vigotski, Vergnaud, Danyluk, Teixeira and Moreira are the theoretical references supporting the research. The results of the systematic literature review research, paper I, showed that, of the research identified and analyzed, only ten addressed, to some extent, the use of games and games in the development of skills in the additive conceptual field. Although this research provided theoretical material, the need for studies more focused on student activity during games and activities was evident, especially focusing on the addictive field. Therefore, we consider that, although there is some research related to the topic, there is a scarcity of studies on the use of games and games in the development of skills in the addictive field, which indicates the need to expand theoretical research. Thus, the continuity of interventional studies can offer new perspectives and significant advances for the field of Mathematics Education, especially in the literacy process of students in the 3rd year of Elementary School. The results of the intervention research, paper II, indicated that the use of games and games can be a teaching resource with the potential to enable the development of skills in the additive conceptual field in the learning process of students in the 3rd year of Elementary School. We consider that the integration of games and games into pedagogical work can enable the development of skills in the additive conceptual field, enrich the teaching-learning process, in addition to contributing to the comprehensive training of students. The results of the theoretical research, paper III, revealed as potentialities the stimulation of creative thinking, the understanding of abstract concepts in a more accessible and meaningful way, the elaboration and construction of concepts, favoring an environment conducive to experimentation and discovery. As for the challenges, the diversity of learning profiles and rhythms, the initial resistance of the teacher to the use of games and games, as well as the limitation of the use of teaching resources during formal assessments, stood out. We consider that, despite the challenges faced, the use of games and games contributed significantly to promoting the students' mathematical literacy process. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
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