Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Paula, Marcio Gimenes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Chacon, Daniel Ribeiro de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:37:31Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:37:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-16 | - |
dc.identifier.citation | CHACON, Daniel Ribeiro de Almeida. FILOSOFIA DA PRÁXIS O problema da alienação humana em Karl Marx e Paulo Freire. 2024. 247 f. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51673 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta tese consiste em elucidar a questão da alienação humana sob uma perspectiva
filosófica latino-americana. Nesse sentido, a quaestio rationalis que norteou a presente pesquisa
se erige, inicialmente, no horizonte da crítica filosófica em Karl Marx e, posteriormente, se
aprofunda sob os auspícios do ideário crítico em Paulo Freire. Em face disso, a hipótese aqui
proposta visa ao delineamento da pedagogia do(a) oprimido(a) como uma filosofia da práxis
humanista e radical. O ideário freiriano constitui-se como uma práxis revolucionária latinoamericana, voltada para a conscientização da classe oprimida frente à alienação capitalista do
trabalho e da cultura. Desenvolvida sob o signo da desumanização, a noção de alienação em
Paulo Freire incorpora diversos aspectos da referida categoria marxiana, realizando, por
conseguinte, um diálogo crítico de constante aproximação e distanciamento. O itinerário para
a elucidação da questão proposta desdobra-se em quatro momentos distintos, os quais,
considerados em conjunto, refletem o propósito desta pesquisa. No primeiro capítulo, o
conceito marxiano de alienação proporcionará a necessária problematização preliminar. Em
seguida, os esforços se concentrarão na investigação da conformação da pedagogia da(o)
oprimida(o) como um ideário radical cuja inspiração, dentre outras fontes, reivindica a presença
de diálogo crítico com a literatura marxiana. O segundo momento versará sobre a concepção
freiriana da alienação, situada nos confins do problema entre humanização e desumanização.
Por conseguinte, a abordagem do problema será sob uma perspectiva filosófica, desdobrada em
duas dimensões dialógicas fundamentais, a saber, i) a antropologia filosófica e ii) a filosofia da
história. No terceiro capítulo, tem lugar uma leitura filosófica das relações entre emancipação
humana e a questão religiosa frente à questão da alienação humana. Em última análise, cabe
examinar o conceito freiriano de conscientização e suas implicações correlatas. A metodologia
utilizada será a da revisão bibliográfica. Com o intuito de promover uma ampliação heurística
cuidadosa, as obras centrais selecionadas serão, respectivamente, os Manuscritos econômicofilosóficos de 1844, de Karl Marx e a Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire. Adicionalmente,
outras obras dos referidos autores serão devidamente consideradas e integradas, conforme
exigido pelas reflexões desenvolvidas durante a investigação. As considerações delineadas
nesta tese situam-se na perspectiva de que a pedagogia do(a) oprimido(a) é uma filosofia da
práxis latino-americana, orientada para a conscientização, isto é, para a promoção de ações e
reflexões transformadoras que se apresentam como alternativas radicais e revolucionárias ao
problema da alienação humana. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Filosofia da práxis : o problema da alienação humana em Karl Marx e Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alienação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desumanização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia da práxis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Humanismo radical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conscientização | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis aims to elucidate the issue of human alienation from a Latin American philosophical
perspective. In this regard, the quaestio rationalis that guided this research initially arises within
the horizon of philosophical critique in Karl Marx and is subsequently deepened under the
auspices of critical thought in Paulo Freire. In the face of this question, the proposed hypothesis
aims to outline the pedagogy of the oppressed as a philosophy of humanistic and radical praxis.
The Freirean theory thus constitutes a Latin American revolutionary praxis, aimed at raising
awareness among the oppressed class in the face of capitalist alienation of labor and culture.
Developed under the aegis of dehumanization, the notion of alienation in Paulo Freire
incorporates various aspects of the aforementioned Marxian category, thus engaging in a critical
dialogue of constant approximation and distancing. The itinerary for elucidating the proposed
issue unfolds in four distinct moments, which, considered together, reflect the purpose of this
research. In the first chapter, a preliminary problematization will be undertaken based on Karl
Marx's concept of alienation. Subsequently, efforts will focus on investigating the formation of
the pedagogy of the oppressed as a radical theory, whose inspiration, among other sources,
claims the presence of a critical dialogue with Marxist literature. The second moment will
address Freire's conception of alienation, situated within the dilemma between humanization
and dehumanization. Therefore, the problem approaches from a philosophical perspective that
unfolds in two fundamental dialogical dimensions, namely: i) philosophical anthropology and
ii) philosophy of history. In the third chapter, a philosophical examination of the relationship
between human emancipation and the religious question in view of the dilemma of human
alienation will be conducted. Ultimately, we will proceed to a fulfil examination of the Freirean
concept of awareness and its related implications. The methodology used will be bibliographic
review. In order to promote careful heuristic expansion, the central works selected will be,
respectively, Karl Marx's Economic and Philosophical Manuscripts of 1844 and Paulo Freire's
Pedagogy of the Oppressed. Additionally, reflections within this philosophical inquiry require
properly consideration of these authors’ other works. The accounts outlined in this thesis situate
in the perspective that the pedagogy of the oppressed is a Latin American philosophy of praxis,
oriented towards awareness, that is, towards the promotion of transformative actions and
reflections that present themselves as radical and revolutionary alternatives to the problem of
human alienation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|