Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51694
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LucimarFrancaDosSantosSouza_TESE.pdf6,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Letramento, discurso e identidade na efetivação das políticas públicas de educação inclusiva em Timor-Leste
Autor(es): Souza, Lucimar França dos Santos
Orientador(es): Magalhães, Maria Izabel Santos
Assunto: Letramento
Timor-Leste - educação
Educação inclusiva
Identidade
Data de publicação: 19-Fev-2025
Referência: SOUZA, Lucimar França dos Santos. Letramento, discurso e identidade na efetivação das políticas públicas de educação inclusiva em Timor-Leste. 2024. 331 f. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência [Organização das Nações Unidas (ONU), 2006] tem motivado intensos debates, a exemplo de convenções e declarações, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Isso tem destacado a importância da estruturação de determinadas realidades, para criação e implementação de políticas públicas que visem à inclusão de todos(as) nos diversos setores da sociedade (Mantoan, 2006. Sob essa perspectiva, o Timor-Leste, como titular de uma legislação consistente (Constituição da República, 2002; Plano Estratégico Nacional da Educação, 2011-2030; Currículo Ensino Básico, 2014), no que se refere à Educação inclusiva, tem impactado as expectativas de professores(as), estudantes e familiares. Nesse sentido, discutimos, nesta pesquisa, os conceitos de letramento, discurso e identidade nas políticas públicas da República Democrática de Timor-Leste (RDTL) e, para isso, objetivamos investigar o letramento presente na Política Nacional para uma Educação Inclusiva, relacionando-o à representação discursiva das práticas sociais e à representação identitária de estudantes com deficiência, de suas famílias e de seus professores. Sobre o letramento, adotamos a Teoria Social do Letramento (Barton; Hamilton, 1998, voltada a práticas sociais que associam a leitura e a escrita a crenças e valores de diferentes grupos sociais. Nessa discussão, incluímos Silva (2011) e Hall (2006), além de Gee (2000) sobre análise de identidades em contextos educacionais. Nos discursos e nas práticas de letramento, buscamos, de modo específico, investigar ações voltadas à Educação inclusiva, no âmbito das políticas vigentes, focalizando limites e possibilidades em relação à sua concretização (Fontenele, 2014; Magalhães, 2019a; 2019b). Os corpora da pesquisa foram documentos oficiais (excertos), notas de observação participante e entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com professores(as) que atuam em salas de aula inclusivas do Timor-Leste, estudantes com deficiência e familiares. O estudo situa-se no campo da Linguística Aplicada (Pennycook; Makoni, 2020) e nos Novos Estudos do Letramento (Street, 1993, 1995; Barton, 2009[1994]; Barton; Hamilton, 1998, 2000; Baynham; Prinsloo, 2009)e a Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2001, 2003; Fairclough, 2012; Magalhães, Martins, Resende, 2017). Metodologicamente, incluímos a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), como um dos recursos da ADC que foi explorado na análise das transcrições das entrevistas, relacionando aspectos linguísticos de textos reais e mecanismos simbólicos de poder. Os resultados da pesquisa apontaram que os discursos sobre a inclusão escolar são atravessados pelo sentimento de desvalorização, em razão de desatenção ao trabalho dos(as) docentes que atuam em sala de aula inclusiva, como resultado de uma prática educacional inadequada por parte das políticas educacionais. Ademais, os resultados desvelaram a falta de preparação adequada ao trabalho, melhor dizendo, aos programas de formação continuada, além de outros recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de PcD. Ainda, revelaram professores(as) inseguros(as) e desconfortáveis em suas práticas docentes inclusivas, portanto, identidades docentes fragilizadas. Além do mais, os dados indicaram letramentos diversificados, influenciados por aspectos sociais, políticos e culturais.
Abstract: The inclusion of persons with disability (United Nations/ UN, 2006) has raised intense debates such as conventions and statements at national and global levels. This has highlighted the importance of structuring certain realities for the creation and implementation of public policies aiming to include all in the several sectors of society (Mantoan, 2006; Kusters, 2016). In this perspective, East-Timor holds a consistent law (Republic Constitution, 2002; National Education Strategic Plan, 2011-2030; Basic Education Curriculum, 2014) regarding Inclusive Education and has impacted the expectations of teachers, students, and families. For this reason, this research discusses the concepts of literacy, discourse, and identity in the public policies of the Democratic Republic of East-Timor and proposes an ethnographic investigation (Geertz, 1989; Heath and Street, 2008). And, for this, we aim to investigate the literacy present in the National Policy for an Inclusive Education, relating it to the discursive representation of social practices and the identity representation of students with disabilities, their families and their teachers. As regards literacy, we will adopt the Theory of Literacy as a Social Practice (Barton and Hamilton, 1998, 2000), which focuses on social practices that associate reading and writing with beliefs and values of different social groups. The discussion will be developed with the inclusion of Silva (2000), Hall (2006), and Gee (2000) when addressing identities in education contexts. In the discourses and literacy practices, we will specifically seek to investigate actions promoting Inclusive Education in the context of current policies, focusing on limits and possibilities in relation to their implementation (Fontenele, 2014; Magalhães, 2019). The research corpus will include official documents, notes from participant observation and semi-structured interviews carried out with teachers who work in inclusive classes of East-Timor, students with disabilities, and their family members. The research will be situated in Applied Linguistics (Pennycook and Makoni, 2020), and we will adopt the New Literacy Studies (Street, 1993, 1995; Barton, 1994; Barton and Hamilton, 1998, 2000; Baynham and Prinsloo, 2009; Hamilton, 2012) and Critical Discourse Analysis (Chouliaraki, Fairclough, 1999; Fairclough and Fairclough, 2012; Magalhães, Martins, Resende, 2017; Resende, 2019). The methodology will include Textually Oriented Discourse Analysis (TODA) as one of the CDA resources that is explored in the analysis of interview transcripts, relating linguistic aspects of real texts and symbolic power mechanisms. The research results showed that speeches about school inclusion are permeated by a feeling of devaluation, due to lack of attention to the work of teachers who work in inclusive classrooms, because of inadequate educational practice on the part of educational policies. Furthermore, the results revealed the lack of adequate preparation for work, in other words, continuing training programs, in addition to other resources to support the teaching and learning process for PwD. Furthermore, they revealed teachers who were insecure and uncomfortable in their inclusive teaching practices, therefore, weakened teaching identities. Furthermore, the data showed diverse literacies, influenced by social, political, and cultural aspects.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.