http://repositorio.unb.br/handle/10482/5173
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_MarciaBMChauvet.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Identidade docente e suas implicações no trabalho pedagógico com adolescentes em situação de risco : uma leitura psicanalítica |
Autor : | Chauvet, Márcia Barra Milhomens |
Orientador(es):: | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de |
Assunto:: | Educadores Educação - psicanálise Adolescentes |
Fecha de publicación : | 1-jul-2010 |
Data de defesa:: | 2008 |
Citación : | CHAUVET, Márcia Barra Milhomens. Identidade docente e suas implicações no trabalho pedagógico com adolescentes em situação de risco: uma leitura psicanalítica. 2008. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Resumen : | Nesta dissertação investigou-se a constituição da identidade docente e as
possíveis influências na prática educativa de sujeitos que atuam como professores
de adolescentes em situação de risco. Refletiu-se sobre aspectos e marcas inscritos
ao longo da história de vida desses educadores, reconhecidos como relevantes na
escolha docente e formação dos estilos de atuação pedagógica. As análises de
vivências da infância dos professores, orientadas pelo aporte psicanalítico,
ressaltaram: a importância das relações interpessoais com antigos mestres, os
processos de identificação, de transferência e a experiência pessoal com os
complexos de Édipo e de castração. Abordou-se, ainda, o processo de sublimação,
articulando-o com as funções da educação, apontando para algumas conexões
entre psicanálise e educação, em especial, a possibilidade de que o arcabouço
psicanalítico provoque questionamentos críticos acerca de pretensões exacerbadas
e ilusórias da pedagogia. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa
por meio do estudo exploratório com sete professores participantes. O procedimento
de investigação fez uso de vários recursos: o questionário aberto; a entrevista;
encontro com o grupo de sujeitos participantes para reflexões e, como principal
dispositivo, a Memória Educativa. Por meio desta, os professores pesquisados
puderam relatar e escrever suas trajetórias como alunos, nos diferentes níveis da
instituição escolar. As reflexões e os relatos dos sujeitos pesquisados indicaram: a) a
necessidade de enfrentar conflitos da infância ou adolescência, evidenciando o
processo de identificação de alguns docentes com a clientela atendida; b) a possível
pretensão de aplacar a “dívida simbólica” adquirida com a cultura e antigos mestres
que conferiram aos professores um lugar social, a partir da educação; c) uma forte
confluência com os ideais de transformação social; d) a identificação com a função
paterna, interditora; e) a identificação com a função materna de cuidadores. Muitos
relatos demonstraram a necessidade da criação de um espaço onde o docente
possa externalizar suas dúvidas, anseios e atuações. Para tanto, propomos que haja
momentos de escuta coordenados e sistemáticos, com trocas de experiências entre
os pares e ressignificações sobre escolhas e práticas educativas. Nessa perspectiva,
apontamos como fundamental uma formação que resgate a subjetividade dos
professores que lidam com alunos em situação de risco.
Por fim, concluímos que o conhecimento dos fundamentos básicos da psicanálise
contribui para a fertilização das relações pedagógicas, permitindo a educadores e
educandos sentirem-se livres para criar, conforme as singularidades de seus
desejos, em especial, no contexto investigado. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation was aimed at presenting an analysis of the teaching identity and its possible influences on the practice of those teachers who work with adolescents at risk. Reflections were made on the aspects and marks present along the lives of those educators, which are relevant for their professional choice and for creating their pedagogical styles. These teachers’ childhood experiences were analyzed based on a psychoanalytical support and have highlighted the following: the importance of interpersonal relations with former teachers, the processes of identification and transference, and their personal experience with Oedipus Complex and castration. The process of sublimation was also investigated as it was related to the functions of education, by connecting with psychoanalysis and education, especially the possibility that the psychoanalytical framework may provoke criticisms surrounding the exaggerated and illusory intentions of pedagogy. The methodology was based on the qualitative approach by means of an exploratory study with seven participants. The investigation procedure was made possible with open questionnaires, interviews, meeting with participating subjects for reflection, and the major resource used was the so-called Education Memoir. In the education memoir, teachers could tell and write their histories as students, in the different levels of the teaching institution. Subjects’ reflections and statements have indicated: a) the need to face childhood and adolescence conflicts, thus evidencing the process of identification of some teachers with their clientele; b) the possible intention to fade the “symbolic debt” acquired with culture and their former teachers, who have granted them a social place from education; c) a strong confluence with the ideals of social change; d) the identification with the fatherly function, a prohibiting one; e) the identification with the motherly function, a care-taking one. Many of the statements have shown the need for establishing a space where teachers can externalize their questions, wishes and performance. In doing so, there needs to be moments in which to listen in a coordinated and systematic way, with a peer exchange of experiences and re-understanding educational choices and practices. In this perspective, it is basic to be formed by rescuing the subjectivity of teachers, who deal with students at risk. Finally the conclusion is that knowing the basic fundamentals of psychoanalysis contributes to improve pedagogical relations, making it possible for students and teachers to feel free to be creative according to the uniqueness of their wishes, particularly in the context investigated. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.