http://repositorio.unb.br/handle/10482/5178
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2008_MarceloLinsBaiaSolari.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Análise da disponibilização de arquitetura de software como serviço (SAAS - Software as a service) através de aliança estratégica : um estudo de caso |
Otros títulos : | Analysis of delivering the architecture of software as a service (SAAS) through strategic aliance : a case study |
Autor : | Solari, Marcelo Lins Baia de |
Orientador(es):: | Molinaro, Luis Fernando Ramos |
Assunto:: | Engenharia de software Competitividade |
Fecha de publicación : | oct-2008 |
Data de defesa:: | oct-2008 |
Citación : | SOLARI, Marcelo Lins Baia de. Análise da disponibilização de arquitetura de software como serviço (SAAS - Software as a service) através de aliança estratégica: um estudo de caso. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Resumen : | O ambiente de Telecomunicações é altamente competitivo e dinâmico; Desta forma as
operadoras de Telecom necessitam oferecer, cada vez mais, soluções completas e
integradas, não apenas conectividade. Dentro deste cenário surgem as alianças estratégicas
como uma poderosa ferramenta capaz de manter a competitividade em um ambiente de
grandes mudanças. Um exemplo desta alternativa de competitividade é a adoção de
estratégias que possibilitem a disponibilização de software como serviços (SaaS – Software
as a Service). O sucesso desta estratégia, por sua vez, exige especial atenção para o
processo de gestão da aliança. Este trabalho propõe um modelo de apoio teórico para
gestão do processo de aliança estratégica que será utilizado para análise da
disponibilização da arquitetura de software como serviço (SaaS) por uma empresa de
Telecom em aliança com uma empresa de aplicativos de Software para a oferta de nota
fiscal eletrônica. O modelo de apoio detalha as categorias de análise que compreendem as fases de formação, operação e avaliação de desenvolvimento de alianças. Como principal
resultado observou-se que o processo informal de gestão, adotado pela operadora de
Telecom, apresenta deficiências nas categorias de análise relacionadas à comunicação, à
gerência dedicada a aliança, à colaboração, ao aprendizado e transferência de
conhecimento e à avaliação do desempenho. E possui aderência ao modelo de apoio
teórico nas categorias de análise relacionadas à: seleção do parceiro, negociação do acordo,
clareza de regras e à confiança. Desta forma o desenvolvimento da aliança entre as
empresas teve maior foco na formação da aliança e pouco foco na operação da aliança.
Esta análise resultou na produção de conhecimentos e garantiu o aprendizado de lições
sobre possíveis melhorias a serem utilizadas em outras alianças que tenham por objeto a
oferta de aplicativos na modalidade de software como serviço (SaaS). ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The environment of Telecommunications is highly competitive and dynamic; Thus telecom operators need to offer, increasingly, integrated and comprehensive solutions, not just connectivity. Within this scenario are the strategic alliances as a powerful tool capable of maintaining competitiveness in an environment of great change. An example of this alternative of competitiveness is the adoption of strategies that enable the delivery of software as a service (SaaS). The success of this strategy, in turn, requires special attention to the process of managing the alliance. This dissertation proposes a theoretical model for management of the strategic alliance that will be used to analyze the delivering of the architecture of software as a service (SaaS) trought a company of Telecom in alliance with a company of software applications for the provision of electronic invoice. The model details the categories of analysis that comprise the stages of formation, operation and evaluation of development of alliances. As a main result it was observed that the informal process has weaknesses in the management categories of analysis related to: Communication, Management dedicated to alliance, cooperation, learning and knowledge transfer and evaluation of performance. And has adherence to the theoretical model in the categories of analysis related to: Selection of the partner, negotiation of the agreement, Clarity of rules and Trust. Thus the developing alliance between the companies had greater focus in the formation of the alliance and little focus on operation of the alliance. This analysis resulted in the production of knowledge and assured the learning of lessons and improvements to be used in other alliances that have as their object the provision of applications in the form of software as a service (SaaS). |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2008. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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