http://repositorio.unb.br/handle/10482/5324
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2009_BiancaCarrijoCordova.pdf | 468,94 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Concepções de intérpretes de língua de sinais acerca de sua atuação em contextos educacionais |
Auteur(s): | Carrijo Cordova, Bianca |
Orientador(es):: | Tacca, Maria Carmen Villela Rosa |
Assunto:: | Língua de sinais Língua de sinais - estudo e ensino Surdos - comunicação não-verbal |
Date de publication: | 2009 |
Data de defesa:: | 2009 |
Référence bibliographique: | CARRIJO CORDOVA, Bianca. Concepções de intérpretes de língua de sinais acerca de sua atuação em contextos educacionais. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Résumé: | Esta pesquisa visa conhecer como a ação pedagógica é compreendida pelos intérpretes educacionais de Língua de Sinais em sua atuação profissional. Para tanto, 5 (cinco) profissionais intérpretes foram entrevistados e observados no exercício de sua atuação, nos diferentes níveis de ensino, a fim de que pudéssemos identificar elementos que nos permitissem compreender se esses intérpretes atuavam em uma perspectiva pedagógica. Por meio de análises qualitativas, pudemos constatar que as grandes preocupações na atuação desses intérpretes giravam em torno de questões pedagógicas como, por exemplo, a aprendizagem dos sujeitos surdos com os quais trabalhavam e a inclusão deles no espaço escolar. Além disso, eles, em sua atuação, buscavam alternativas, como oferecer exemplos para que os alunos compreendessem a proposta do professor regente, de forma a dar suporte ao pensar dos alunos surdos, demonstrando-nos, assim, que tanto atuavam quanto concebiam sua atuação na perspectiva da ação pedagógica. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research seeks to know how a pedagogic action is understood by educational interpreters of sign languages in your professional performance. For both, 5 (five) interpreter professionals was interviewed and observed executing their tasks, in different levels of education, in order that we could identify some elements that could allow us understand if this interpreters did works in a pedagogic perspective. By analyses, we could observe that the huge preoccupations in the performance of these interpreters turn around of pedagogic questions, for examples, the learning of deaf people which their worked and the inclusion of this people in the school space. Also, the interpreters in his/her action, they searched by alternatives to offer samples to the students could understand the proposal of the conductor professor, to give support to deaf students, showing us, them, they both acted as well as designed their action in the perspective pedagogic of action. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.