http://repositorio.unb.br/handle/10482/5618
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005-Antônio Gonçalves de Araújo Neto.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O comunicativo no ensino de língua estrangeira e o texto especializado |
Authors: | Araújo Neto, Antônio Gonçalves de |
Orientador(es):: | Nakayama, Haruka |
Assunto:: | Bilinguismo Palavras e expressões Interlíngua (Aprendizagem de línguas) |
Issue Date: | 8-Oct-2010 |
Data de defesa:: | 2-Dec-2005 |
Citation: | ARAÚJO NETO, Antônio Gonçalves. O comunicativo no ensino de língua estrangeira e o texto especializado. 2005. xi, 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. |
Abstract: | Esta pesquisa visou identificar os conceitos principais das bases teóricas do ensino comunicativo de línguas dentro do texto de especialidade. Para tanto, foram realizadas análises de conteúdo do livro Dimensões comunicativas no ensino de línguas e de textos de quatro autores citados nesse livro como de leitura importante para o entendimento das bases do ensino comunicativo. Da primeira fonte, foram extraídos proposições e termos, que foram subseqüentemente classificados por temas e arranjados em diagramas representando relações conceituais entre os campos temáticos. A partir da análise desses diagramas, chegou-se a três termos considerados chave: “uso”, “discurso” e “aquisição”. São oferecidas ao leitor duas fontes de clarificação dos conceitos referentes a esses termos e outros a eles relacionados: a leitura das proposições e a dos textos simplificados resultantes da análise de conteúdos dos outros quatro textos do corpus. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research project has aimed at identifying the main concepts within the theoretical bases of communicative language teaching in specialized text. With that internt, content analysis was done on the book Dimensões comunicativas no ensino de línguas and of texts by four authors mentioned in the book as important readings for one who wishes to attain understanding of the theoretical bases behind communicative teaching. From the first source, terms and propositions were collected, which were subsequently classified by theme and arranged in diagrams representing conceptual relations between thematic fields. Starting from the analysis of these diagrams, three key terms were arrived at: “use”, “discourse” and “acquisition”. The reader is offered two source for clarification of the concepts which refer to these terms: the reading of the propositions and the simplified texts resulting from the content analysis of the other four sources. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras,Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2005. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.