http://repositorio.unb.br/handle/10482/5649
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ARTIGO_PrevalenciaFatoresdeRiscoparaSindromeApneia.pdf | 81,94 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Prevalência de fatores de risco para a síndrome da apnéia obstrutiva do sono em motoristas de ônibus interestadual |
Autre(s) titre(s): | Prevalence of risk factors for obstructive sleep apnea syndrome in interstate bus drivers |
Auteur(s): | Viegas, Carlos Alberto de Assis Oliveira, Haroldo Willuweit |
Assunto:: | Distúrbios do sono Síndrome das apnéias do sono Condução de veículo |
Date de publication: | 2006 |
Référence bibliographique: | VIEGAS, Carlos Alberto de Assis; OLIVEIRA, Haroldo Willuweit. Prevalência de fatores de risco para a síndrome da apnéia obstrutiva do sono em motoristas de ônibus interestadual. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 32, n. 2, p. 144-149, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/jbpneu/v32n2/a10v32n2.pdf>. Acesso em: 11 out. 2010. |
Résumé: | Objetivo: Verificar a prevalência de fatores de risco para a síndrome da apnéia obstrutiva do sono em motoristas de ônibus interestadual. Métodos: Foram avaliados 262 motoristas profissionais de ônibus interestadual, de empresa brasileira baseada no Distrito Federal, por questionário para avaliar distúrbios respiratórios do Sono, Escala de Sonolência de Epworth, testes de atenção concentrada e difusa, e medidas antropométricas. Resultados: Encontravam-se com o peso acima do ideal 68% da amostra estudada, dos quais 34% apresentaram circunferência do pescoço = 42 cm. Durante o trabalho os motoristas referiram uso de tabaco (27%), refrigerantes à base de cola (55%), álcool (65%) e café (88%), e 28% dos motoristas apresentaram mais de dez pontos na Escala de Sonolência de Epworth. Houve ainda 36% de roncadores, 5% referiram paradas respiratórias durante o sono, 12% apresentaram sensação de sufocamento, 29% sono agitado e 48% referiram sentir sono ao dirigir. Já se envolveram em acidentes de trânsito 42% dos motoristas e em 7,6% dos casos o acidente foi devido a sonolência excessiva. Aqueles com mais de dez pontos na Escala de Sonolência de Epworth apresentaram nível de atenção concentrada comprometido e quanto maior a circunferência do pescoço e a hipersonolência, menor a atenção difusa. Conclusão: No grupo de motoristas estudados, há uso alarmante de substâncias estimulantes e alta prevalência de hipersonolência diurna, que leva a diminuição da atenção. |
Abstract: | Objective: To determine the prevalence of risk factors for obstructive sleep apnea syndrome in interstate bus drivers. Methods: This study involved 262 professional interstate bus drivers employed by a Brazilian company headquartered in the Federal District. The drivers were evaluated using a questionnaire designed to assess respiratory sleep disorders, the Epworth Sleepiness Scale, test of sustained attention, test of divided attention and anthropometric measurements. Results: Body weight was found to be above the ideal in 68% of the drivers evaluated, 34% of which had a neck circumference = 42 cm. During the study period, the drivers reported using tobacco (27%), cola-based soft drinks (55%), alcohol (65%) and coffee (88%). The Epworth Sleepiness Scale score was = 10 points in 28%. Snoring was reported by 36%, sleep apnea by 5%, a sensation of suffocation during sleep by 12%, restless sleep by 29% and drowsiness while driving by 48%. There were 42% who had been involved in transit accidents, 7.6% of which were attributed to hypersomnolence. Those scoring higher than 10 of the Epworth Sleepiness Scale presented lower levels of sustained attention. In addition, a reduction in divided attention was found to correlate with greater daytime sleepiness and larger neck circumference. Conclusion: The rate of stimulant use found in the group of drivers evaluated is alarming. The high prevalence of daytime sleepiness indicates that attentiveness is reduced in this population. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Medicina (FMD) |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
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