Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5677
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006-Dora de Oliveira e Silva Porto.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Bioética e qualidade de vida : as bases da pirâmide social no coração do Brasil : um estudo sobre a qualidade de vida, qualidade de saúde e qualidade de atenção à saúde de mulheres negras no Distrito Federal
Autor(es): Porto, Dora de Oliveira e Silva
Orientador(es): Garrafa, Volnei
Assunto: Justiça social
Saúde pública - negros
Mulheres - condições sociais
Qualidade de vida
Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 14-Dez-2006
Referência: PORTO, Dora de Oliveira e Silva. Bioética e qualidade de vida: as bases da pirâmide social no Brasil: um estudo sobre a qualidade de vida, qualidade de saúde e qualidade de atenção à saúde de mulheres negras no Distrito Federal. 2006. 331 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa qualitativa e descritiva, empreendida para obtenção do título de doutor em Ciências da Saúde – área de concentração Bioética, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). Voltada ao campo da bioética aplicada à Saúde Coletiva, essa pesquisa busca apontar e delinear uma situação concreta em que a ausência de qualidade de vida decorre - inequivocamente – da injustiça que marca a sociedade brasileira, configurando-se, portanto, como uma discussão do campo das moralidades e temática legítima da Bioética. Como o projeto a partir do qual foi realizada essa tese voltava-se à exploração de metodologia de pesquisa em Bioética, destinando-se conseqüentemente a colaborar para a consolidação de uma vertente da Bioética brasileira – a Bioética de Intervenção – 4 o Marco Teórico concentra-se nos estudos realizados no país. Apenas para contextualizá-los é brevemente apresentada a história da criação do neologismo bioética e de sua apropriação pela área biomédica. A partir disso, o marco teórico aponta o grupo de idéias na produção nacional que orientaram a construção do objeto, tendo sido selecionados os autores que contribuíram de maneira substancial para construir o arcabouço epistemológico da Bioética brasileira, e, especificamente, aqueles que demonstraram preocupação em colocar em pauta a discussão social no campo da Bioética, relacionando-a às condições de vida e morte de indivíduos, grupos, segmentos e populações, que é o tema desta tese.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2006.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.