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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/5966
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Titre: A história africana nas escolas brasileiras : entre o prescrito e o vivido, da legislação educacional aos olhares dos especialistas (1995-2006)
Auteur(s): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto:: Ensino
África
África - história
Date de publication: 2009
Référence bibliographique: OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nas escolas brasileiras: entre o prescrito e o vivido, da legislação educacional aos olhares dos especialistas (1995-2006). História, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 143-172, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/his/v28n2/07.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2010.
Résumé: O presente artigo possui como intenção principal estabelecer um diálogo entre a legislação brasileira acerca do ensino da história africana e as leituras e opiniões formuladas por alguns africanistas sobre a temática. Sendo assim, buscamos na primeira parte do texto mapear a presença dos estudos africanos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei 10639/03 e nas diretrizes formuladas para permitir sua implementação. Na segunda parte de nosso exercício a perspectiva foi a de observar como historiadores, antropólogos e demais especialistas analisaram a abordagem da história africana em nossos bancos escolares nos últimos dez anos. O resultado do diálogo revela que, apesar das indicações encontradas em parte da legislação educacional brasileira, uma longa lacuna se apresenta quando o assunto a ser tratado nas salas de aula envolve temas africanos. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article has as main intention to establish a dialogue between the Brazilian legislation on the teaching of African history and the readings and opinions expressed by some africanists on the subject. Therefore, we sought in the first part of the text mapping the presence of African studies in the National Curricular Parameters, in Law 0639/03 and the guidelines formulated to allow its implementation. In the second part of our exercise was to the prospect of watching how historians, anthropologists and other experts examined the approach of African history in our school banks in the last ten years. The outcome of the dialogue shows that, despite indications found in the Brazilian educational legislation, a long gap when it presents itself to be treated in classrooms involves African issues.
Description: 30 p.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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