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ARTIGO_MemoriaIdososTarefasComplexas.pdf117,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A memória dos idosos em tarefas complexas
Otros títulos : Aging and memory in complex tasks
Autor : Van Erven, Terezinha de Jesus Cordeiro Galvão
Janczura, Gerson Américo
Assunto:: Memória de idosos
Complexidade da tarefa
Teste de memória
Fecha de publicación : 2004
Citación : VAN ERVEN, Terezinha de Jesus Cordeiro Galvão; JANCZURA, Gerson Américo. A memória dos idosos em tarefas complexas. Psic.: Teor. e Pesq. [online], v.20, n.1, p.59-68, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v20n1/a08v20n1.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722004000100008.
Resumen : Dois experimentos compararam o desempenho de jovens e idosos nos testes de recuperação livre, recuperação com pista extra-lista e recuperação com pista intra-lista. No primeiro experimento, foi avaliada a influência da complexidade da tarefa, do tempo de apresentação dos estímulos e da faixa etária sobre a recuperação livre de palavras apresentadas no contexto de sentenças. No segundo, jovens e idosos foram comparados para verificar os efeitos da complexidade da tarefa, do tipo de teste, do tamanho do conjunto do alvo e da força associativa da pista sobre a memória de palavras no contexto de sentenças do teste de recuperação com pista extra-lista e intra-lista. Os resultados mostraram uma redução na evocação em função do aumento da idade dos participantes. Também indicaram que a magnitude da diferença variou, dependendo do tipo de teste de memória aplicado e da presença de contexto relacionado ao alvo durante a codificação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Two experiments tested young and elderly participants in free recall, intra-list and extra-list cued recall. The first study investigated the effects of task complexity, age and stimulus presentation rate on free recall of words presented within sentences. In the second experiment cued recall for words were investigated as a function of age, type of memory test, target set size and associative strength. The results revealed poorer recall for older than younger people. This difference varied according to the type of memory test and to the presence of context related to targets during encoding.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000100008
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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