Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6048
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoInfantilCooperacao.pdf257,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPalmieri, Marilícia Witzler Antunes-
dc.contributor.authorBranco, Angela Uchoa-
dc.date.accessioned2010-12-02T11:39:57Z-
dc.date.available2010-12-02T11:39:57Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationPALMIERI, Marilícia Witzler Antunes; BRANCO, Angela Uchoa. Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online], v. 11, n. 2, p. 365-378, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v11n2/v11n2a14.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-85572007000200014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6048-
dc.description.abstractO estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva socioculturalen
dc.title.alternativeCooperation and competition in Early Education : a microgenetic analysis from a sociocultural approachen
dc.title.alternativeEducación infantil, cooperación y competición : análisis micro genéticabajo una perspectiva socio-culturaen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanoen
dc.subject.keywordSocializaçãoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014en
dc.description.abstract1The study analyzed socialization practices promoted within early education settings from a sociocultural constructivist perspective on human development. It aimed at investigating the promotion and/or inhibition of different modes of human interdependency, namely, cooperation, competition and individualism, which are associated with specific social interactions, and values/beliefs orientations. Social interaction patterns presented by two teachers and their respective 4 to 6 year-old children were analyzed in two different educational contexts. Results showed the promotion of individualistic interactive patterns and competive, with almost no incentive to peer cooperation, neither at a daily basis nor at the level of the teacher-planned structured activity, which was microanalyzed.-
dc.description.abstract2El artículo analiza las prácticas de socialización promovidas en el contexto de la educación infantil a partir de una perspectiva socio-cultural constructivista del desarrollo humano. Su objetivo fue investigar la promoción y/o inhibición de diferentes modalidades de interdependencia humana (cooperación, competición e individualismo) articuladas a las interacciones específicas y a las orientaciones para creencias y valores sociales presentados por dos profesoras y sus alumnos de 4 a 6 años. Los resultados muestran la promoción de patrones de interacción individualista y competitivo, siendo observado un incentivo reducido a la experiencia colectiva de la cooperación, sean estructura y dinámica de las actividades diarias o sea durante la sesión estructurada por la profesora y analizada a nivel micro genético.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons