Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6048
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoInfantilCooperacao.pdf257,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação infantil, cooperação e competição : análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural
Outros títulos: Cooperation and competition in Early Education : a microgenetic analysis from a sociocultural approach
Educación infantil, cooperación y competición : análisis micro genéticabajo una perspectiva socio-cultura
Autor(es): Palmieri, Marilícia Witzler Antunes
Branco, Angela Uchoa
Assunto: Desenvolvimento humano
Socialização
Educação de crianças
Data de publicação: 2007
Referência: PALMIERI, Marilícia Witzler Antunes; BRANCO, Angela Uchoa. Educação infantil, cooperação e competição: análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online], v. 11, n. 2, p. 365-378, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v11n2/v11n2a14.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-85572007000200014.
Resumo: O estudo analisa as práticas de socialização promovidas no contexto da educação infantil a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano. Seu objetivo foi investigar a promoção e/ou inibição de diferentes modalidades de interdependência humana (cooperação, competição e individualismo) articuladas às interações específicas e às orientações para crenças e valores sociais a elas associadas. Para tanto, realizou-se a análise dos padrões de interação social apresentados por duas professoras e seus alunos de 4 a 6 anos. Os resultados mostram a promoção de padrões de interação individualista e competitivo sendo observado reduzido incentivo à experiência coletiva da cooperação, seja na estrutura e dinâmica das atividades diárias, seja durante a sessão estruturada pela professora e analisada em nível microgenético.
Abstract: The study analyzed socialization practices promoted within early education settings from a sociocultural constructivist perspective on human development. It aimed at investigating the promotion and/or inhibition of different modes of human interdependency, namely, cooperation, competition and individualism, which are associated with specific social interactions, and values/beliefs orientations. Social interaction patterns presented by two teachers and their respective 4 to 6 year-old children were analyzed in two different educational contexts. Results showed the promotion of individualistic interactive patterns and competive, with almost no incentive to peer cooperation, neither at a daily basis nor at the level of the teacher-planned structured activity, which was microanalyzed.
Resumen: El artículo analiza las prácticas de socialización promovidas en el contexto de la educación infantil a partir de una perspectiva socio-cultural constructivista del desarrollo humano. Su objetivo fue investigar la promoción y/o inhibición de diferentes modalidades de interdependencia humana (cooperación, competición e individualismo) articuladas a las interacciones específicas y a las orientaciones para creencias y valores sociales presentados por dos profesoras y sus alumnos de 4 a 6 años. Los resultados muestran la promoción de patrones de interacción individualista y competitivo, siendo observado un incentivo reducido a la experiencia colectiva de la cooperación, sean estructura y dinámica de las actividades diarias o sea durante la sesión estructurada por la profesora y analizada a nivel micro genético.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons