Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6061
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_InteracoesProfessorProfessor.pdf129,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola
Otros títulos : The teacher-teacher interactions in the co-construction of pedagogical projects within the school
Autor : Raposo, Mirian Barbosa Tavares
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Assunto:: Interação professor-professor
Construção dos projetos pedagógicos
Professores - formação
Fecha de publicación : 2005
Citación : RAPOSO, Mirian Barbosa Tavares; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 21, n. 3, p. 309-317, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v21n3/a07v21n3.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722005000300007.
Resumen : A qualidade das interações entre professores é uma realidade da cultura escolar de fundamental importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo vivido pelo aluno. Arquitetado nos pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista, este trabalho teve como objetivo investigar os processos co-construtivos presentes nas interações professor-professor, fundamentais para a elaboração e execução dos projetos vividos em uma escola pública de formação de professores do Distrito Federal. Participaram do estudo os 23 professores do curso normal, a coordenadora e o diretor. Procedimentos de observação participante das atividades pedagógicas de planejamento e execução de projetos e entrevista semi-estruturada com 10 desses participantes foram realizados em um período de três meses. A análise dos resultados focalizou (1) relações de confiança (2) interdependência indivíduo-grupo e (3) liderança. Estas categorias foram cruciais para o alcance dos objetivos estabelecidos na escola. Considera-se que estas são contribuições importantes da Psicologia aos cursos de formação inicial e continuada de professores. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The observation of specific difficulties that are harmful to the accomplishment of pedagogical goals is always present in educational settings. This study is based on theoretical assumptions, which are peculiar to the socio-cultural constructivist approach. The objective was to investigate the co-constructive processes in the interactions between teachers, which are fundamental to the elaboration and execution of educational projects in a public school of the Federal District. Twenty-three teachers, the coordinator of the regular course and the principal took part in the study. Participative observable procedures were used in the analysis of the pedagogical activities that were accomplished during the planning and execution of educacional projects. Semi-structured interviews were used for a three-month period. The analysis of the findings focused on (1) relationships of trust (2) interdependence individual-group and (3) leadership, which proved to be crucial factors to accomplish the common goals established. These are important inputs from Psychology to the primary and ongoing teacher s training programs.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000300007
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6061/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons