Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6125
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PsicologiaOdontopediatria.pdf225,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, Antônio Bento Alves de-
dc.contributor.authorSanchéz, Kira Anayansi Singh-
dc.contributor.authorPossobon, Rosana de Fátima-
dc.contributor.authorCosta Júnior, Áderson Luiz-
dc.date.accessioned2010-12-09T13:17:34Z-
dc.date.available2010-12-09T13:17:34Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationMORAES, Antônio Bento Alves de et al. Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento. Psicol. Reflex. Crit. [online], v.17, n.1, p.75-82, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n1/22307.pdf>. Acesso em: 6 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722004000100010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6125-
dc.description.abstractObjetivando analisar funcionalmente a atuação do odontopediatra, procedeu-se ao atendimento odontológico de 3 crianças não-colaboradoras, utilizando ansiolítico ou placebo. As sessões foram filmadas e registrou-se os eventos clínicos e comportamentais dos participantes, em intervalos de 15 segundos. Os resultados revelaram que a colaboração das crianças pode ser considerada condição estabelecedora para os comportamentos da profissional. O ansiolítico não demonstrou efeitos sobre o comportamento dos pacientes. "Direção", categoria comportamental predominantemente utilizada pela dentista, revelou-se eficaz na evocação de respostas de colaboração para 2 pacientes. Os dados expressam a contribuição da análise funcional do comportamento ao estudo da interação profissional-paciente em odontopediatria. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe aim of this study was to carry out a functional description of the pediatric dentists' behavior concerning professional performance. Subjects were 3 uncooperative dental patients who were treated using placebo or diazepam. Dental sessions were videotaped. Procedures and behaviors were recorded in 15-second intervals. Results revealed that children's level of cooperative behavior may be a considered variable that affect professional behaviors. Diazepam was not effective. "Guidance" was predominantly used by the dentist and evoked cooperative behavior with two patients. The results express the contribution of behaviour functional analysis to the study of patterns of interaction between the dental practitioner and child patient.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePsicologia e odontopediatria : a contribuição da análise funcional do comportamentoen
dc.title.alternativePsychology and pediatric dentistry : the contribution of behaviour functional analysisen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordRelações dentista-pacienteen
dc.subject.keywordPsicologia aplicada à odontologiaen
dc.subject.keywordOdontologia comportamentalen
dc.subject.keywordOdontologiaen
dc.subject.keywordOdontopediatriaen
dc.subject.keywordComportamento - análiseen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010en
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons