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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6125
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Title: Psicologia e odontopediatria : a contribuição da análise funcional do comportamento
Other Titles: Psychology and pediatric dentistry : the contribution of behaviour functional analysis
Authors: Moraes, Antônio Bento Alves de
Sanchéz, Kira Anayansi Singh
Possobon, Rosana de Fátima
Costa Júnior, Áderson Luiz
Assunto:: Relações dentista-paciente
Psicologia aplicada à odontologia
Odontologia comportamental
Odontologia
Odontopediatria
Comportamento - análise
Issue Date: 2004
Citation: MORAES, Antônio Bento Alves de et al. Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento. Psicol. Reflex. Crit. [online], v.17, n.1, p.75-82, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n1/22307.pdf>. Acesso em: 6 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722004000100010.
Abstract: Objetivando analisar funcionalmente a atuação do odontopediatra, procedeu-se ao atendimento odontológico de 3 crianças não-colaboradoras, utilizando ansiolítico ou placebo. As sessões foram filmadas e registrou-se os eventos clínicos e comportamentais dos participantes, em intervalos de 15 segundos. Os resultados revelaram que a colaboração das crianças pode ser considerada condição estabelecedora para os comportamentos da profissional. O ansiolítico não demonstrou efeitos sobre o comportamento dos pacientes. "Direção", categoria comportamental predominantemente utilizada pela dentista, revelou-se eficaz na evocação de respostas de colaboração para 2 pacientes. Os dados expressam a contribuição da análise funcional do comportamento ao estudo da interação profissional-paciente em odontopediatria. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this study was to carry out a functional description of the pediatric dentists' behavior concerning professional performance. Subjects were 3 uncooperative dental patients who were treated using placebo or diazepam. Dental sessions were videotaped. Procedures and behaviors were recorded in 15-second intervals. Results revealed that children's level of cooperative behavior may be a considered variable that affect professional behaviors. Diazepam was not effective. "Guidance" was predominantly used by the dentist and evoked cooperative behavior with two patients. The results express the contribution of behaviour functional analysis to the study of patterns of interaction between the dental practitioner and child patient.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010
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