Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6126
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_AvaliacaoAprendizagemDisciplinas.pdf524,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância
Autor : Borges-Ferreira, Maria Fernanda
Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Avaliação de curso a distância
Medidas de aprendizagem
Reações ao curso
Fecha de publicación : 2009
Citación : BORGES-FERREIRA, Maria Fernanda; ABBAD, Gardênia da Silva. Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância. Estud. psicol. (Natal) [online], v. 14, n. 2, p. 141-149, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v14n2/a07v14n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2009000200007.
Resumen : Este artigo relata a avaliação de um curso a distância e a análise do relacionamento entre estratégias de aprendizagem, características demográficas, reação ao curso e aprendizagem. Participaram da pesquisa cerca de 2.368 estudantes, que responderam questionários através do ambiente virtual do curso, ao final de cada disciplina. Os participantes possuíam, em média, 19,4 anos de idade (DP = 5,24), residiam na região Centro-Oeste (87,8%) e pertenciam ao sexo masculino (77,1%). Foram testados três modelos de regressão múltipla padrão com aprendizagem como variável critério, medida em termos das notas dos estudantes em atividades avaliativas realizadas ao longo e ao final de cada disciplina. Os resultados mostraram que idade, localização da escola, auto-avaliação de aprendizagem, reações aos procedimentos instrucionais e aos resultados do curso explicaram uma pequena, mas estatisticamente significativa porção da variabilidade das médias finais de aprendizagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present paper aims to report results from an analysis of the relationship among course reaction, learning strategies, demographic characteristic and learning in a distance course context. Approximately 2,368 students constituted the sample of this research. At the end of each lecture, all of them responded to questionnaires hosted at school virtual environment. The students that participated in this study were 19.4 years old (SD = 5.24), were located in the center-west region (87.8%) and were males (77.1%). Three multiple regression analyses were made with learning as the criteria variable. Learning was measured as student's average in evaluation exercises and tests taken during the course and at the end of it. The results showed that age, school location, learning self-evaluation, instructional design reactions and course results reactions explained a small but statistically significant portion of the variability of learning. At the end of this paper, contributions and limitations of this research are discussed.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000200007
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6126/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons