Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6127
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ConstrucaoValidacaoEscala.pdf441,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância
Otros títulos : Construction and validation of graphic interface reactions scale for distance learning courses
Autor : Varanda, Renata Carvalho
Zerbini, Thaís
Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Ensino a distância
Treinamento
Interface gráfica
Fecha de publicación : 2010
Citación : VARANDA, Renata Carvalho; ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação da escala de reações à interface gráfica para cursos de educação a distância. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 26, n. 2, p. 371-380, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a19v26n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722010000200019
Resumen : O artigo apresenta o processo de construção e validação estatística do instrumento de Reações à Interface Gráfica, aplicado a uma amostra de 1.892 alunos de um curso-alvo, oferecido pelo SEBRAE em nível nacional. O objetivo da escala era investigar a opinião dos participantes quanto à usabilidade da interface gráfica do curso. Os dados foram coletados ao final do curso, por meio de questionário hospedado na internet. Foram realizadas análises estatísticas de componentes principais (PC), fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). O instrumento apresentou estrutura unifatorial, com 15 itens, explicando 57,46% da variância total das respostas e índice de confiabilidade de 0,95. Os resultados indicam uma escala estatisticamente válida e confiável. Sugerem-se mais estudos, em outros contextos educacionais.
Abstract: This article presents the construction and statistical validation process of the Graphic Interface Reactions Scale, applied to a sample of 1.892 students of a target course, offered by SEBRAE in Brazil. The scale aims to investigate the students' opinion about the graphic interface usability of the course. Data were collected at the end of the course by means of a questionnaire hosted in an internet site. Statistical analysis of the principal (PC), factorial (PAF) and internal consistency (Alpha Coefficient) components was performed. The scale presents a unifactorial structure, with 15 items, explaining 57,46% of the total variance, and Alpha coefficient of 0,95. Results indicate a statistically valid and reliable scale. Further research in different education contexts is suggested.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000200019
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6127/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons