Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6138
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesenvolvimentoEstruturaInterna.pdf430,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais
Outros títulos: Development and internal structure of a management competencies scale
Autor(es): Brandão, Hugo Pena
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Freitas, Isa Aparecida de
Vieira, Fernanda Teles
Assunto: Competência profissional
Desempenho profissional
Análise fatorial
Data de publicação: 2010
Referência: BRANDÃO, Hugo Pena et al. Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, n. 1, p. 171-182, jan./mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n1/a19v26n1.pdf>. Acesso em 25 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722010000100019.
Resumo: Este estudo objetivou desenvolver uma escala para avaliar competências gerenciais. Buscou-se identificar competências relevantes ao desempenho de gestores de um banco, bem como verificar em que medida tais gestores expressam essas competências no trabalho. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários estruturados. Estes foram respondidos por 331 gestores da organização estudada, sendo os dados submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 31 competências gerenciais, agrupadas em seis fatores denominados “estratégia e operações”, “resultado econômico”, “clientes”, “comportamento organizacional”, “processos internos” e “sociedade”. Na autoavaliação, em geral, os participantes indicaram expressar razoavelmente tais competências no trabalho, a exceção daquelas associadas ao fator “sociedade”, que parecem necessitar de aprimoramento.
Abstract: This study aimed at developing a scale to evaluate management competencies. It was intended to identify competencies that would be relevant to the performance of bank managers, as well as to verify whether such managers express those competencies at work. The data were collected through documental search, interviews and structured questionnaires. The questionnaires were answered by 331 bank managers, and the data were submitted to descriptive and factorial analysis. Results revealed 31 management competencies, which were grouped into six factors named “strategy and operations”, “economic output”, “customers”, “organizational behavior”, “internal processes” and “society”. In the participant’s self-evaluation, in general, they indicated to reasonably express those competencies at work, except for those associated to the “society” factor, which seem to need improvement.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100019
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons