http://repositorio.unb.br/handle/10482/6139
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ContribuicoesTeoricasMetodologicas.pdf | 520,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
Authors: | Britto, Maria Julia Pantoja Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
Assunto:: | Aprendizagem Transferência de aprendizagem Treinamento Desenvolvimento |
Issue Date: | 2004 |
Citation: | PANTOJA, Maria Julia; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, p. 115-138, out./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v8n4/v8n4a07.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552004000400007. |
Abstract: | Este ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This analysis starts discussing the concepts of learning and transfer of learning into organizations, according to the theoretical controversies which are inserted in psychology and the use of these terms in the daily language. Afterwards, it synthesizes the principles of the multilevel approach to build up a theory and to accomplish research into organizations and shows how they can be used for understanding the transfer of learning that results from training and development processes. Then, it makes a survey of the national research production on learning transfer into organizations, showing how the measures of learning transfer into organizations have been done and how their predictors have been identified. Following, some methodological issues of part of this research is highlighted, based on two criteria: diversity of measurement and of studied predictors. Finally it suggests how future studies could take into account the multilevel approach. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
This item is licensed under a Creative Commons License