Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/6209
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_BraziliamNursingProfessionalization.pdf45,14 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Brazilian nursing and professionalization at technical level : a retrospective analysis
Autre(s) titre(s): La enfermería brasileña y la profesionalización de nivel técnico : un análisis en retrospectiva
A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico : análise em retrospectiva
Auteur(s): Göttems, Leila Bernarda Donato
Alves, Elioenai Dornelles
Sena, Roseni Rosângela de
Assunto:: Educação técnica em enfermagem
Educação em enfermagem
Recursos humanos - saúde
Date de publication: sep-2007
Référence bibliographique: GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato; ALVES, Elioenai Dornelles; SENA, Roseni Rosângela de. Brazilian nursing and professionalization at technical level: a retrospective analysis. Rev. Latino-Americana de Enfermagem [online], v.15, n.5, p.1033-1040, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n5/v15n5a22.pdf>. Acesso em: 6 dez. 2010. doi: 10.1590/S0104-11692007000500023.
Résumé: ABSTRACT: This article presents a retrospective analysis of the Brazilian Nursing concerning the professionalization of workers at technical level. It also provides some indication about the trends of professional education. There is a clear indication of increased intellectual and conceptual accumulation in the four decades the professional education in nursing at technical level has been part of the public policy agenda. This experience serves as reference for the formulation of new actions directed to other professionals of technical level who deliver direct care to the population. The study shows that there was reformulation of the nursing professional qualification issue, including in the discussion the need to improve the quality of educational processes and extensive supply of continuous education to workers already inserted in the process, in order to keep the constant changes in the Brazilian Health system. _______________________________________________________________________________ RESUMEN
El artículo presenta análisis en retrospectiva de la trayectoria recorrida por la enfermería brasileña en el proceso de profesionalización de los trabajadores de nivel técnico y proporcionar algunas pistas sobre los rumbos del desarrollo profesional. La síntesis de la reflexión indica que la educación profesional de nivel técnico en enfermería, al ocupar a lo largo de más de cuatro décadas la agenda de las políticas públicas, produjo acumulación intelectual y conceptual, sirviendo de referencia para la formulación de nuevas acciones dirigidas para los demás profesionales de nivel técnico que desarrollar cuidados directos a la población. Indica también que, tras el PROFAE, hubo un rediseño del problema de la calificación profesional de enfermería, recolocando en debate la necesidad de mejorar la calidad de los procesos formativos y de la oferta extensiva de formación continuada a los trabajadores ya inclusos en el trabajo, para hacer constantes cambios en el sistema de salud brasileño. _______________________________________________________________________________ RESUMO
O artigo apresenta análise retrospectiva da trajetória percorrida pela enfermagem brasileira no processo de profissionalização dos trabalhadores de nível técnico e proporciona algumas pistas sobre os rumos do desenvolvimento profissional. A síntese da reflexão indica que a educação profissional de nível técnico na enfermagem, ao ocupar, ao longo de mais de quatro décadas, a agenda das políticas públicas, produziu acumulação intelectual e conceitual, servindo de referência para a formulação de novas ações voltadas para os demais profissionais de nível técnico que desenvolvem cuidados diretos à população. Indica, também, que, após o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), houve redesenho do problema da qualificação profissional da enfermagem, recolocando no debate a necessidade de melhorar a qualidade dos processos formativos e da oferta extensiva de formação continuada aos trabalhadores já inseridos no trabalho, para fazer as constantes mudanças no sistema de saúde brasileiro.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692007000500023
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6209/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons